Benefícios da cenoura

0
3755

As cenouras podem encontrar-se de vários tamanhos, formas e cores. Este legume-raiz existe no mundo inteiro e pode ser preparado salgado ou doce, mas a forma que mais gostamos é certamente ao natural. Aquele sabor doce e único, aquele crocante até à última mastigada.

Saiba porque é que deve comer cenouras:

1. São naturalmente baixas em calorias
Uma porção de 80g de cenouras cozidas contêm apenas 24 calorias, o que as tornam uma excelente escolha nos programas de nutrição. Como todos os legumes, uma porção de 80g de cenouras pode fazer parte dos cinco frutos e legumes recomendados por dia.

2. Têm naturalmente um baixo teor de sal
Para ficar em boa saúde e reduzir os riscos de aumento da pressão arterial, os nutricionistas recomendam de não consumir mais de 6g de sal por dia. A boa nova é que as cenouras têm naturalmente um teor baixo em sal. Uma porção de 80g de cenouras cozidas ao vapor contem 0,1g de sal, se não juntar sal ao cozimento.

3. São ricas em fibras
As cenouras são ricas em fibras, o que ajuda a manter um sistema digestivo são. Uma porção de 80g de cenouras cozidas contem 2g de fibras – mais de um décimo da quantidade diária recomendada para um adulto.

4. Aumentam a vitamina A no organismo
Elas contêm uma substância chamada betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. De todos os frutos e legumes, as cenouras são a melhor fonte de betacaroteno. A vitamina A é destinada a se transformar num pigmento violeta chamado rodopsina, na retina, que é responsável pela formação de células fotoreceptoras. Este pigmento é essencial para a vista no escuro. Uma porção de 80g de cenouras cozidas contém duas vezes de Vitamina A recomendada por dia para um adulto.

5. Ajudam a guardar a pele em boa saúde
O betacaroteno é igualmente um elemento nutritivo importante, um antioxidante que combate os radicais livres, de maneira que a pele permanece em boa saúde e mantém a sua flexibilidade.

6. Vantagem de consumi-la em purê
Se os seus filhos só comem as cenouras se for em purê, não se preocupe, é um bônus nutricional. Estudos mostram que o betacaroteno é melhor absorvido depois do cozimento sob a forma de purê, do que se as comer ao natural.