Comissão do Kerb Fest de Dourado esteve presente na Rádio Aratiba

0
2098

Nesta quarta-feira(13) a comissão do Kerb Fest de Dourado esteve participando do programa Nova Manhã, da Rádio Aratiba, onde os integrantes foram entrevistados por Marciano Rorig. Na oportunidade foram abordados diversos assuntos sobre essa grande festividade do município de Aratiba, que já está na sua 83ª edição. Participaram do programa Pe. Jorge Dall Agnol, Sirlene Pavoni, Valentin Gaston Hartmann e Neri Jacó Mohr.

A programação está definida e os aratibenses já estão no clima da festa mais tradicional do município. O Kerb 2016, festa típica alemã, inicia nesta sexta-fera, 15, em Dourado, Aratiba, e segue até na segunda-feira, dia 18.

É o maior e mais tradicional evento de Kerb do Alto Uruguai. Serão quatro dias de alegria, reencontro, danças e comidas típicas. São esperadas mais de 5 mil pessoas durante os quatro dias de programação.

O Kerb de Dourado se realiza desde 1933 e faz parte do calendário festivo do município. Nestes 83 anos, a festa traz consigo algumas peculiaridades importantes: os filhos da comunidade ordenados padres e religiosos é que presidem e coordenam a missa de abertura na igreja da Paróquia São Pedro; é um momento de retorno dos ex-moradores da comunidade; e embora havendo uma crescente miscigenação cultural, o Kerb mantém sua tradição na dança, nos pratos típicos, bebidas, muita música e na vida religiosa.

O Kerb é uma comemoração familiar. As festividades ocorrem sempre no terceiro final de semana do mês de janeiro, tendo como início na sexta feira e terminando na segunda-feira com momento de confraternização, a festa do peixe. Serão quatro dias de alegria, de reencontro e da melhor música, regada com muita bebida e comida típica.

Toda programação é uma realização da Paróquia São Pedro, Sociedade Cultural Progresso e na Sede do Juventude, com o apoio da Prefeitura Municipal e empresas do município.

18 Kerb 2014

Programação:
No dia 15, sexta-feira – Abertura com a Missa na Igreja Matriz São Pedro, às 21h30, presidida pelos padres filhos desta terra: Pe. Olírio Streher, Pe. Luis Warken e Pe. Altair Steffen, religiosos das famílias Cella e Both, pároco da Paróquia São Pedro Pe. Jorge Elias Dall’Agnol e demais sacerdotes presentes. Logo após, primeira noite de baile no Salão Paroquial com animação da Orquestra La Montanara de Teutônia/RS.

Dia 16, sábado, acontece o segundo bailão na Sociedade Cultural Progresso com animação da Super Banda Real, de Nova Petrópolis/RS.

Dia 17, domingo, também na Sociedade Cultural Progresso, a terceira e última noite de baile com animação da Super Banda K’necus, de Brochier/RS.

Dia 18, segunda-feira, à tarde, o encerramento será com a tradicional festa do peixe e a realização de partidas de futebol, no Campo do Juventude, a partir das 16 horas, jogam Família Hilleschein e um combinado da Prefeitura de Mariano Moro, em seguida, Prefeitura de Aratiba e Prefeitura de Três Arroios. Logo após, música ao vivo com o musical Alvorada de Erechim, com a venda de peixes e bebidas para serem saboreados entre os participantes.

DSC_0025