Dicas para manter sua boca saudável

0
105

A boca é uma das principais portas de entrada de doenças em nosso organismo. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. Por ser nossa grande vitrine de saúde, deve ser tratada rapidamente em qualquer sinal de doença.

Saúde bucal não significa apenas a ausência de cáries ou gengivites, mas o equilíbrio que vai desde a manutenção de uma boca limpa à formação óssea correta. São vários fatores necessários para que este equilíbrio seja atingido.

A boca e os dentes desempenham um papel importante em nossa vida cotidiana. Tem um grande peso no aparato digestivo, bem como nos permitem saborear os alimentos e formar as palavras quando falamos, entre muitas outras funções. Além disso, o sorriso é a expressão facial que mais atrai as pessoas, e nele os dentes também desempenham um papel importante.

Uma higienização correta acompanhada de uma alimentação saudável é a dupla ação que é extremamente benéfica à saúde bucal.

Higiene dental
Para se ter um sorriso bonito e saudável, deve-se ter alguns hábitos adequados de higiene oral desde pequeno, através da escovação após cada refeição, e completando a higiene com a escovação da língua, assim como o uso diário do fio dental.

– Escove os dentes sempre após as refeições.
– Escove a língua, gengiva e a bochecha.
– Passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
– Use enxaguante bucal de 2 a 3 vezes por semana.
– Troque a escova dental a cada 4 meses.
– Use uma escova macia e com o tamanho adequado para sua boca.
– Faça uma limpeza eficiente a cada 6 meses no dentista para remover placas bacterianas e os tártaros.
– Controle o crescimento da placa bacteriana.

As cáries devem ser tratadas o quanto antes, já que são um dos grandes inimigos dos nossos dentes. Tenha em mente que o dente não se regenera, por isso devemos prevenir que as cáries os destruam e deixem cicatrizes para sempre.

Alimentação e a saúde da boca
A alimentação deve ser saudável, sem excesso de açúcares – Uma alimentação equilibrada, sem excessos, é sempre benéfica para a saúde geral. No caso particular da saúde oral, uma alimentação sem excessos de açúcar é fundamental. O principal é reduzir a frequência de ingestão de alimentos açucarados.

– Alimente-se de forma adequada, evitando o açúcar em excesso.
– Ingira minerais como o cálcio para fortalecer os dentes.
– Consuma grãos e alimentos ricos em fibras. O esforço da mastigação ajuda a levar as impurezas com mais facilidade.
– Consuma maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes.
– Inclua a vitamina C na sua alimentação diária para evitar as doenças da gengiva.
– Evite alimentos gordurosos, molhos, vinhos, sucos artificiais, refrigerantes, doces, condimentos fortes e cigarro - eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes.

Cuidado com as infecções bucais!
Fique muito atenta às infecções bucais. Dentes cariados, com tártaro, bolsas ao redor dos dentes, inflamações na gengiva são sinais de que há focos de infecções na boca. Se não forem tratados rapidamente esses micro-organismos podem entrar na corrente sanguínea e afetar outros órgãos do corpo, causando doenças cardíacas, cardiorrespiratórias, dificultando o controle da glicemia, entre outras doenças bastante sérias.