Ministério da Saúde inicia distribuição de novos medicamentos para hepatite C

0
543

O ministério da Saúde já iniciou a distribuição dos novos medicamentos para hepatite C, o sofosbuvir e daclatasvir. Os medicamentos fazem parte do tratamento que integra o exame de Elastografia, que avalia a rigidez do fígado.

As medicações atendem cerca de 80 por cento dos pacientes que vão fazer uso da nova terapia, que também conta com o simeprevir, que tem previsão de distribuição para dezembro. De acordo com o ministério da Saúde, 30 mil pessoas vão ser beneficiadas com o novo tratamento durante um ano.

O investimento para a oferta dos três medicamentos no Sistema Único de Saúde, o SUS, é de quase um bilhão de Reais. Com a negociação do ministério, as indústrias farmacêuticas ofereceram o tratamento com mais de 90 por cento de desconto, uma vez que o custo é de cerca de nove mil dólares. A inclusão do exame de Elastrografia foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias. Desde 2002, mais de 100 mil tratamentos de Hepatite C já foram realizados, no país. Sendo que, todo ano são notificados 10 mil novos casos.

Estima-se que a doença seja responsável por mais de 780 mil mortes por ano, no mundo. E segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o Brasil registra, a cada ano, mais de oito mil casos de câncer de fígado.