Obra da Casa de Cultura de Três Arroios segue em ritmo acelerado

0
263

A obra de restauro da Casa Canônica de Três Arroios, que irá transformá-la em Casa de Cultura segue em ritmo acelerado e já dá sinais de como irá modificar a paisagem local, pela beleza dos detalhes que estão sendo valorizados na recuperação das estruturas.

A história da Casa de Cultura teve início no ano de 2013, quando a Mitra Diocesana de Erechim – Paróquia Santa Isabel da Hungria assinou um termo de Comodato com o Município de Três Arroios onde o mesmo assumiu durante o período de 20 anos, a responsabilidade de transformar e manter o local em um Espaço de promoção de Atividades Culturais para a comunidade local e regional. A partir de então, a Prefeitura Municipal apresentou um projeto de restauro que foi aprovado e financiado pela Secretaria da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado do RS – Pró-Cultura RS.

A obra de transformação física (Retrofit), desenvolveu-se de 2013 a 2016 – entre elaboração do projeto e restauro. O projeto arquitetônico foi assinado pela Arquiteta Urbanista Patrimonialista Rosely Hachmann – CAU A4398-2.

O projeto prevê a disponibilização de um auditório com capacidade para 106 lugares na plateia, mais 02 lugares para cadeirantes e 05 cadeiras maiores, totalizando 113 lugares; Foyer de acesso; 03 salas de exposição; 01 sala para instalação de Museu; 01 sala multiuso com capacidade para 12 pessoas; 01 sala multiuso com capacidade para 20 pessoas; 01 sala multiuso com capacidade para 28 pessoas; Cozinha para oficinas e gastronomia Típica; Sala de degustação para uso em oficinas; Área administrativa e Banheiros (separados por sexo e adaptados para portadores de necessidades especiais – PNE). O espaço conta com Elevador e acessibilidade adequada as normas técnicas.