Propriedades medicinais da cana-de-açúcar

0
1121

Ao consumir a garapa da cana, a pessoa é beneficiada com as seguintes vitaminas: A, que é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido do organismo todo, principalmente de crianças; B, que é a maior responsável pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano; Fósforo, que ajuda no crescimento, na recuperação do organismo, proporciona energia, vigor, colaborando na metabolização das gorduras e amidos, atenua as dores da artrite, estimula dentes, gengivas saudáveis e é importante no metabolismo energético; Ferro, essencial para a produção da hemoglobina, dos glóbulos vermelhos do sangue, do pigmento da pele, do tecido muscular e no transporte do oxigênio para o organismo todo, também evita a anemia por deficiência de ferro e, com isso, melhora o aprendizado das crianças e diminui os riscos de infecções. É importante, ainda, para a diminuição de abortos e de nascimentos de crianças prematuras e com baixo peso; Potássio, que ajuda a regular a pressão celular, arterial, fortalece as artérias, também normaliza o ritmo do coração e regula o equilíbrio da água corporal; e Magnésio, que é um mineral antiestresse que auxilia no tratamento das enzimas envolvidas no metabolismo energético e previne o envelhecimento e a morte das células do organismo todo.

O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina. Também suas folhas, em forma de chá, podem ser consumidas para auxiliar a eliminar a diurese, isto é, eliminar a água do organismo todo e facilitar a eliminação de líquidos pelas glândulas e pele.

Muitos usam consumir do seu suco, a garapa, também como hipotensor, que baixa a pressão arterial e o calor orgânico.

O suco da mesma também é usado para combater outros distúrbios ligados aos rins, eliminar areias e cálculos dos mesmos, bem  como cristais da bexiga. Também pode ser usado para aumentar a resistência humana, isto é, superar a fadiga e o cansaço provocados pelo trabalho do dia a dia. Outros usam tomar a garapa para regrar o estômago, aumentar o leite materno no período da lactação, controlar o sono à noite, acalmar o sonambulismo, eliminar parasitas intestinais, para fortalecer o pulmão, para prevenir úlceras de córnea ocular, rachaduras dos seios, para auxiliar a eliminar venenos e agroquímicos, para combater a pneumonia, a tuberculose a escarlatina, problemas de erisipelas, acalmar febres e vômitos durante a gravidez.

Obs.: O consumo em demasia da garapa pode provocar diarreia, cólicas intestinais e irritação nos rins.