Saiba quem deve se vacinar contra a Febre Amarela

0
377

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. Ela voltou a causar muita preocupação por causa do surto da doença que surgiu recentemente em Minas Gerais. A melhor forma de se prevenir é tomando a vacina, o que precisa ser feito por quem mora em locais afetados pela doença ou que vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata.

A vacina está disponível na rede pública de saúde e é altamente eficaz e segura para uso. Bebês de seis a nove meses só devem ser vacinados em situação de emergência epidemiológica ou se forem viajar para área de risco.

Crianças de nove meses a cinco anos devem tomar uma dose aos nove meses de idade e outra aos quatro anos. Se a criança não foi vacinada com nove meses, ela deve tomar a vacina e o reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Para maiores de cinco anos, a vacina funciona da seguinte forma: quem tomou só uma dose, deve tomar o reforço ainda que sejam adultos. Quem já tomou as duas, está imunizado, não precisa tomar mais. Aqueles que nunca tomaram ou que não possuem o comprovante de vacinação, devem se vacinar e depois de 10 anos, tomarem o reforço.

Pessoas acima de 60 anos que nunca foram vacinadas, devem consultar um médico.

A vacina é contraindicada para mulheres grávidas.

Quem for para o exterior deve ficar atento e seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional. Aqueles que forem viajar para áreas onde há a recomendação de vacina, aqui no Brasil, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso da primeira vacinação, mas esse prazo não é necessário no caso do reforço. É válido ressaltar que a febre amarela não é contagiosa, ou seja, uma pessoa não transmite para outra. Ela é transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. Mas cuidado: cerca de 20 a 50% das pessoas que desenvolvem a doença grave, podem morrer.