11 regras fundamentais para ter cabelos saudáveis e sedosos

32

Além de embelezar o rosto, cabelos saudáveis e modelados garantem um visual muito mais atraente a qualquer mulher. Porém, nem sempre temos os devidos cuidados com os fios ou criatividade na hora de estilizá-los, o que pode deixá-los com aspecto de sem vida e beleza. Porém, com alguns hábitos simples, é possível reverter os danos causados ao longo do tempo, basta fazer pequenas mudanças na rotina de cuidados. Confira 11 regras fundamentais para ter cabelos saudáveis e sedosos todos os dias do ano.

Regra 1 – Molhe com menos frequência
Apesar de passar a sensação de cabelos limpos e hidratados, molhar os fios com muita frequência é prejudicial. A água incha o interior dos fios, fazendo com que a cutícula se abra, ficando quebradiça e com frizz. Em entrevista ao site da revista americana Allure, o químico cosmético, Randy Schueller, recomendou evitar lavar demais os cabelos. “Não lave o cabelo mais do que você precisa. Sempre que puder, pule um dia, isso será ótimo.”

Regra 2 – Realize cuidados pré-lavagem
Antes de lavar os cabelos, use um pré-shampoo. O produto funciona como um selante, alisando as cutículas antes que a água penetre nos cabelos, causando menor dano. Além disso, o pré-shampoo evita o desgaste causado pelo atrito entre os fios, garantindo cutículas fechadas e aspecto saudável.

Regra 3 – Prefira um shampoo e reparação
Para garantir fios hidratados e sedosos, use um shampoo que tenha no rótulo o termo “reparação dos danos” , pois isso significa que ele possui proteínas reparadoras dos fios, garantindo cabelos mais fortes e saudáveis. Outra dica também é usar um condicionador de limpeza, pois ele possui menor concentração de detergentes, limpando sem agredir os cabelos.