32.5 C
Aratiba
terça-feira, 30/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto Uruguai13º BPM forma 29 novos policiais

13º BPM forma 29 novos policiais

Autoridades civis, militares, lideranças do Alto Uruguai e do Estado, familiares e amigos participaram na tarde desta terça-feira (30) da formatura dos 29 soldados que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar em Erechim. A solenidade aconteceu no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial (ACCIE) e os novos policiais receberam suas identidades funcionais, que simbolizam o início das atividades na corporação.

O curso para ingresso na carreira de nível médio da Brigada Militar, cumpriu um planejamento de 1.680 horas-aula, divididos em dois módulos, tendo seu início em 12 de novembro de 2018 e fim em 26 de julho de 2019, habilitando policiais militares em todo o Estado. A turma formada em Erechim teve como paraninfo o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, e homenageou o empresário erechinense, Juarez José Cercena.

No Polo de Treinamento em Erechim, os alunos receberam instruções específicas da atividade e realizaram estágio operacional supervisionado, auxiliando no policiamento ostensivo e apoiando em eventos.

Segundo o comandante do 13º BPM, tenente coronel, Carlos Augusto da Cruz Soares, os policiais formados ontem em Erechim concorrerão em classificação em todo estado do Rio Grande do Sul. “Não sabemos o destino deles, mas sabemos que vamos receber em torno de 40 policiais na região, por conta do déficit que temos. É uma promessa dos nossos comandantes”.

Sobre a formatura, o comandante disse que “a gente suou a camiseta para formar essa gurizada e acreditamos que eles estão muito imbuídos e sabem o que lhes aguarda e o que devem fazer daqui para frente, nessa árdua tarefa da segurança pública”.

Já o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, falou sobre a importância do reforço de efetivo para a região. “Precisamos dessa garantia do comando maior da Brigada Militar, de que eles se formem e fiquem na nossa região. A importância dessa formatura é incomensurável, porque há uma carência de efetivo, isso é notório em todos os municípios e quando a gente vê o Estado oportunizando uma segurança para os munícipes, para os cidadãos com a formatura e a colocação à disposição de mais segurança, mais soldados na praça, isso tem que ser saudado”.

Já o deputado federal, Ubiratan Antunes Sanderson, destacou que “ver hoje, 29 novos policiais militares que a partir de amanhã já estarão nas ruas, tanto de Erechim quanto dos municípios vizinhos, é motivo de grande orgulho e felicidade, porque nós sabemos que segurança pública como função essencial do Estado precisa ser realmente priorizada”.

No restante do Rio Grande do Sul, as formaturas acontecem em datas distintas. Na sexta-feira (26), ocorreu em Porto Alegre a primeira solenidade, que formou 514 soldados, no ginásio Gigantinho. As demais irão ocorrer em outras 22 cidades do Estado até o dia 10 de agosto.

Cinco policiais por município

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a distribuição dos quase dois mil novos policiais militares que irão reforçar a Brigada Militar (BM) esse ano vai garantir um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

O critério número um para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade do estado tenha menos do que cinco policiais militares. Atualmente, o Estado tem 18 municípios com apenas dois policiais militares, 67 com efetivo de três brigadianos, e 68 com quatro servidores. Dessa forma, a distribuição irá contemplar 153 municípios com 256 novos PMs, aumentando o policiamento nas cidades menores.

Para os 40 postos do CRBM, a previsão é de que cada um tenha, no mínimo, 13 patrulheiros.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments