Aratiba: Palestra Rosa-Azul discute alimentação e sua relação com o câncer

99

O evento reuniu mais de 500 pessoas e teve como objetivo conscientizar a população a produzir e consumir alimentos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças.

A primeira palestra da programação Rosa-Azul foi com o gastroenterologista Dr. Cézar Augusto Detoni, que falou sobre a alimentação e sua relação com o câncer.

Segundo a secretária de Saúde, Débora Cenci, os números de casos de pessoas com câncer em Aratiba têm aumentado nos últimos meses. “Essa atividade foi pensada para que as pessoas possam se conscientizar que precisam começar a cuidar da saúde, se faz isso, através de uma alimentação saudável e atividades físicas. No mês de julho tivemos 12 casos confirmados de câncer em nosso Município. Estamos preocupados!”, disse.

O palestrante, Dr. Cezar Augusto Detoni, alertou que a população é a principal responsável pelo cuidado com a saúde. Segundo o médico, as pessoas estão acostumadas a utilizarem medicamentos químicos como forma de tratar doenças, que na maioria das vezes podem ser solucionadas com produtos naturais e ser prevenidas com mudanças de hábitos alimentares. “Devemos ter consciência de que precisamos produzir os alimentos que consumimos, temos que sair da rota industrial e consumir alimentos mais saudáveis, entretanto também precisamos parar de consumir medicamentos. Em nosso país temos 38 mil marcas de medicamentos à venda”, disse.

Segundo o médico, se o número de marcas de medicamentos for comparada com o que pode ser encontrado nos Estados Unidos, o dado brasileiro serve de alerta. “ Os Estados Unidos possuem 100 milhões de habitantes a mais do que no Brasil. É um pais que pesquisa e fabrica medicamentos e, no entanto, eles possuem apenas 3.800 marcas de fármacos”. Ele alertou também para o fato de que no Brasil existe uma farmácia para cada mil pessoas, enquanto que a Organização Mundial da Saúde recomenda uma farmácia para cada dez mil pessoas. “Isso sem contar as farmácias públicas, que distribuem medicamentos gratuitamente e que a maioria delas sofre com a insuficiência de medicamentos para atender a demanda da população”.

O Gastroenterologista ainda fez alguns questionamentos ao público que acompanhou a palestra. “Somos um povo doente, será que somos tão doentes assim? E se somos, porque somos tão doentes?

O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, ressaltou que o Município está promovendo ações que vão contribuir para a prevenção das doenças. “Estamos desenvolvendo o projeto dos orgânicos e queremos fazer com que as pessoas se conscientizem que precisam começar a mudar a alimentação. Por isso, juntamente com a Secretaria de Educação, vamos oferecer aos alunos da rede municipal de ensino produtos orgânicos na merenda escolar, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável para que futuramente elas não venham a desenvolver problemas de saúde que hoje estão relacionados à alimentação.”

Após o encerramento da palestra, houve confraternização entre o público presente com um coquetel de alimentos orgânicos produzidos no Município de Aratiba.

Os participantes também prestigiaram o show do grupo musical Fazendo História, de Gaurama. O Rosa-Azul está sendo promovido pela Administração Municipal de Aratiba, através as Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba. O Sutraf AU, Rádio Aratiba, Rádio Nova Onda, Cresol e Copaal também apoiam a iniciativa.

A próxima palestra será realizada no dia 27 deste mês, às 13h30. A Dra. Claudia Petry vai falar sobre a importância dos alimentos para uma saúde preventiva e de qualidade. As palestras são abertas ao público e realizadas no Salão Paroquial da cidade.