Comitiva da AMAU busca recursos para a região em Brasília

100

A comitiva da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) que está em Brasília na busca de recursos para a região realizou, nesta terça-feira (16), as primeiras visitas para entregar o projeto do “Novo Complexo Hospitalar FHSTE: 250 leitos SUS”. Também na agenda está audiência junto Ministério dos Transportes para tratar sobre o projeto de asfaltamento da BR-153, a Transbrasiliana, trecho entre Passo Fundo e Erechim.

O grupo que está na Capital Federal é formado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores que, divididos em grupos, entregaram o projeto nos 31 gabinetes dos deputados federais e para os três senadores gaúchos.

A comitiva também participou da reunião com os deputados no plenário da Câmara Federal. Na oportunidade, o coordenador da Bancada Gaúcha, Giovani Cherini, abriu espaço para o Secretário de Saúde de Erechim, Jackson Arpini, apresentar o projeto. O Hospital Santa Terezinha é uma instituição de média e alta complexidade, abrange a 11ª, 15ª e 19ª coordenadorias regionais de Saúde do Estado do RS, contemplando 85 municípios. Com a nova construção, uma torre de 17 andares e área total de 19 mil metros quadrados, deverão ser instalados 250 leitos SUS. O valor estimado do investimento é de R$ 110 milhões.

O Secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz, esteve presente na reunião e vai se reunir com os representantes da região para tratar deste assunto em Porto Alegre.

O momento é de união em prol da saúde regional. As lideranças políticas de todos os partidos estão trabalhando juntas pelo desenvolvimento dos municípios do Alto Uruguai. Ao entregar o projeto, estão destacando a importância da execução da obra para a região, sendo que o principal objetivo neste primeiro momento é alocar recursos financeiros oriundos da Bancada Gaúcha.

O presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, destacou que as visitas e a reunião foram muito boas, pois contou com a presença de um grande número de lideranças da região. Quando se fala em saúde, todos trabalham juntos. “Eu vejo que os recursos da Bancada Gaúcha são bastante disputados, pelo valor expressivo. Acredito que damos um grande passo com as visitas nos gabinetes, onde cada prefeito, através de seu partido, entregou o projeto e, com isso, esperamos receber esses recursos, porque tem uma luz na frente que a região busca. Parabenizo o Município de Erechim por ter um caminho em conjunto com todos os prefeitos da região, pois precisamos de um espaço mais amplo que é o Santa Terezinha. O que vem pra região, todos nós ganhamos, principalmente na área da saúde. O prazo para as emendas foi prorrogado para início de novembro, mas estamos atentos, vamos a Porto Alegre articular com o Secretário de Saúde do Estado, que é importante também, para juntos conseguirmos um resultado positivo para a região”, ressaltou Sakrezenski.