Envelhecendo sem medo

709
Group of older people's get together

Não é lenda: de fato, as pessoas têm vivido cada vez mais. Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida no Brasil vem aumentando exponencialmente desde a década de 1960. Em 2015, a média chegou a 75 anos. A imagem da chamada “terceira idade” já não condiz com a que tínhamos antigamente, pois, hoje em dia, é possível viver bem , com saúde e por muito tempo.

Veja cinco dicas simples de serem incorporadas na rotina, que têm tudo para significar uma grande melhora na qualidade de vida.

1. Mantenha uma rotina de exercícios
Cuidar do corpo é imprescindível! Atividades físicas ajudam a manter a saúde do corpo e fortalecem os músculos. Procure modalidades que tragam prazer e sejam relaxantes também, como caminhadas pela praia, pilates, yoga e natação – todas excelentes para manter o corpo são e, de quebra, exercitar a mente.

2. Alimente-se bem
A boa alimentação é capaz de verdadeiros milagres! Fornecer ao organismo a quantidade adequada de vitaminas e minerais é essencial para manter o bom funcionamento do corpo, além de prevenir doenças e de ser uma injeção natural de ânimo e disposição. Uma dieta balanceada deve incluir todos os nutrientes: vitaminas, proteínas, gorduras, sais minerais, fibras e, claro, muita água! Quando o corpo está bem, a alma agradece.

3. Separe um tempo só pra você
Com a família já criada e bem encaminhada, é hora de pensar em si! Se cuide! Saia com os amigos! Arrume-se para um jantar, para ir ao cinema ou teatro… Ter vida social ativa é importantíssimo para estimular a atividade mental e se proteger contra o avanço de doenças relacionadas à atividade cerebral. Que tal planejar uma viagem?

4. Tenha um hobby
Exercite a mente! É de sua importância manter atividades que trabalhem o conhecimento e a memória. Além disso, nessa altura da vida, você merece ter tempo para fazer algo que lhe agrade e dê prazer. Vale ler, se matricular em alguma aula ou curso (dança de salão é uma ótima pedida), fazer jardinagem, aprender um idioma novo, pintar… Opção não falta!

5. Procure um médico periodicamente
Não espere sentir algo errado para procurar ajuda. É sempre mais fácil manter-se saudável do que ter que reverter um caso já avançado. Consultas regulares são indispensáveis. Tenha um médico de confiança que conheça seu histórico familiar e predisposições genéticas. Afinal, nada mais verdadeiro que a máxima que diz que “quem tem saúde, tem tudo”.