26.5 C
Aratiba
sábado, 27/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaDefesa Civil Estadual atua para minimizar os efeitos da estiagem

Defesa Civil Estadual atua para minimizar os efeitos da estiagem

Coordenadorias regionais da Defesa Civil trabalham no auxílio à mitigação dos efeitos da estiagem

A estiagem já levou 12 municípios a decretarem situação de emergência no Rio Grande do Sul. O primeiro município a protocolar o pedido no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) foi Tupanciretã, em 1º dezembro. O processo já foi homologado pelo governo do Estado e reconhecido pela União, tornando o município apto a solicitar recursos para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura.

Segundo o “Informativo Especial Estiagem”, concebido pela Sala de Situação do Estado, entre a terça e a quarta-feira (27 e 28), as instabilidades irão se potencializar e choverá na maior parte das regiões. Contudo, os acumulados mais consideráveis ficarão restritos à faixa Norte do Estado, próximo à divisa com Santa Catarina (se inclui a região do Alto Uruguai).

Embora as temperaturas tenham sido amenas no começo da semana, o calor deverá voltar a predominar, principalmente na região Oeste. Com a chuva ocorrendo de forma pouco expressiva e com as temperaturas se elevando, existe a possibilidade do agravamento da situação de estiagem.

A Defesa Civil do RS produziu uma série de materiais informativos para auxiliar a população e os gestores municipais a lidarem com a situação de emergência por conta da estiagem no Estado. Entre as recomendações, uma das principais é a utilização consciente de água por toda a população.

Orientações gerais da Defesa Civil Estadual:

– Não lavar a calçada e nem o carro;
– Evitar desperdícios em geral;
– Evitar banhos demorados;
– Molhar as plantas somente com o regador.

Mais informações sobre a estiagem acesse https://defesacivil.rs.gov.br/estiagem

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments