A Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba foi criada oficialmente em 29 de fevereiro do ano de 2008 e inaugurada em 18 de abril do mesmo ano, através do decreto nº 1645.
Em 2005 foi dado início a de construção. A edificação foi possível graças ao empenho e esforço da administração municipal da época, liderada pelo então prefeito, Gilberto Luiz Hendges, e secretária da educação, Joraci Abani Beal, que conseguiu junto ao governo estadual e DAER a doação de três terrenos para o município, com área de 5.880 m², onde está construída a Escola. Para a construção foram utilizados somente recursos municipais.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, tem área construída de 3.490m², oferecendo espaços diferenciados onde são trabalhados as mais diversas áreas para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades e a construção do conhecimento. A Escola apresenta salas bem equipadas como: laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de arte, sala de jogos, biblioteca, sala de direção, coordenação , secretaria, sala dos professores, sala de música, auditório com capacidade para 450 pessoas, utilizado para diferentes eventos promovidos no município, cozinha e refeitório, almoxarifado, banheiros, além de uma estrutura arquitetônica que contempla acessibilidade para todos, com rampas, elevador e piso tátil.
A primeira diretora da Escola foi a professora, Jussara Zabot. Passaram também pela direção as professoras: Elaine Roman Lise e Leacir Tombini Sauer. O atual diretor é o professor Marciano Rorig.
Em 2008 a Escola iniciou com suas atividades atendendo alunos da 1ª a 6ª série, num total de 158 alunos. A primeira turma de formandos concluiu o 9º ano em 2010. Até então concluíram o Ensino Fundamental em nossa Escola, 136 alunos. Atualmente a Escola atende 259 alunos.
Em 2011 começou a funcionar o turno integral para alunos do 6º ano, e progressivamente todos os alunos do 6º ao 9º foram inseridos nesta modalidade. Além das disciplinas regulares, a Escola oferta diversas oficinas, como: Teatro, Cultura Gaúcha, Musicalização e Karatê.
Segundo o diretor, Marciano Rorig, a Escola conta com uma bela estrutura, mas nada adiantaria se não existissem profissionais competentes e comprometidos atuando, fazendo da Escola Municipal de Ensino Fundamental uma referência, destacou o diretor.