Estudantes de Severiano de Almeida participam de projetos de educação fiscal

243

Dentro do Programa Nota Fiscal Gaúcha, desenvolvem-se projetos de Educação Fiscal na Escola.

Estudantes das escolas Fioravante Lorini, da Vila Mirim, e Fortunato Parmigiani, da linha Cerro do Meio Dia, tem participado de diversas ações, no intuito de adquirirem conhecimentos sobre os tributos que são gerados no município, a forma com que são aplicados, a maneira como é gerido o dinheiro público.

Os conhecimentos adquiridos podem ser divididos com suas famílias. E dentro destas ações, professores tem feito trabalhos em sala de aula, com estudantes do 6º à 9º anos.

Os projetos relacionados à Educação Fiscal focando a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade dos gastos públicos têm vista a despertar a consciência do cidadão para acompanhar como são gastos e aplicados os recursos almejando assim o beneficio de toda a população.

O objetivo é dar conhecimento aos alunos sobre o processo licitatório, a importância das licitações no setor público, a importância de se acompanhar uma licitação podendo assim ter uma visão mais exigente e criteriosa nos gastos públicos, na aquisição de bens e serviços de terceiros.

No projeto de recursos públicos, o objetivo é despertar nos alunos a conscientização da importância de se investigar a aplicação dos recursos públicos e também a importância da preservação do patrimônio publico.

No projeto portal da transparência, o objetivo é analisar a importância do portal na Administração pública para a população ter o acesso às informações sobre o gasto do dinheiro público em seu município ou estado.