Frutas que ajudam a emagrecer

894

O consumo de frutas deve fazer parte de uma alimentação saudável. O ideal é a ingestão de três a cinco porções por dia. Coloridas, saborosas e muito nutritivas, as frutas são ricas em vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras – nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Existem frutas que ajudam a emagrecer?
Sim, esse é mais um motivo para incluí-las em sua dieta. Você pode consumir as frutas para emagrecer! Separamos algumas dicas de frutas emagrecedoras. Confira:

Abacate
Apesar de muita gente não comer abacate por ele ser calórico, essa fruta ajuda, sim, na perda de peso. Isso porque o abacate é rico em gordura monoinsaturada, que proporciona mais saciedade. Além disso, tem ação anti-inflamatória, importante para quem quer emagrecer.

Maçã
Tem pectina, uma fibra solúvel que contribui para a sensação de saciedade, porque forma um gel no estômago, diminuindo a vontade de comer. A maçã também oferece fibra insolúvel, que tem digestão mais lenta, reduzindo a fome.

Jabuticaba
Apresenta compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda a controlar o inchaço e, consequentemente, a perda de peso.

Abacaxi
Pela presença da bromelina, uma enzima que ajuda na digestão principalmente das proteínas e ainda tem ação anti-inflamatória, o abacaxi é uma fruta que colabora com a perda de peso. A bromelina é encontrada no miolo e na parte central (dura) do abacaxi.

Laranja
O consumo da laranja pode favorecer a produção de leptina, um hormônio associado à saciedade, porque atua no cérebro, inibindo os receptores do apetite.

Mas, atenção! Não é porque elas ajudam na perda de peso que você deve fazer uma dieta de frutas ou comer só frutas que emagrecem a barriga. É sempre bom variar as opções, já que as frutas são uma ótima opção para sobremesa depois do almoço ou para os lanches intermediários. Você pode consumi-las com oleaginosas ou iogurte, por exemplo, já que esses alimentos são fontes de gordura e proteína, nutrientes que vão ajudar a frutose – açúcar das frutas – ser absorvida gradualmente, sem aumentar o pico de glicemia no sangue. Tenha uma alimentação saudável e variada todos os dias e inclua a prática de exercícios físicos em sua rotina. A sua saúde agradece!