Preparação de Aratiba para o turismo chama a atenção da Famurs

455

“A região de Aratiba vive um momento fantástico em termos de perspectivas para o turismo e a Famurs está aqui para ajudar a preparar, qualificar e fazer planejamento estratégico desta nova atividade”. Assim o coordenador técnico da área de turismo da Federação dos Municípios do RS, Mario Augusto Ribas do Nascimento, resumiu o objetivo da visita que uma comitiva fez à Aratiba esta semana. Ribas veio à região acompanhado pelo superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, Márcio Spindola, e pelo coordenador de comunicação, Voltaire Santos. O grupo conheceu locais com potencial para o turismo rural, de termas e lagos, ecoturismo e de esportes aquáticos. Visitaram dois empreendimentos que já estão sendo instalados e o lago da barragem Itá. Também dialogaram com o prefeito e a equipe de governo sobre o projeto de desenvolvimento do turismo implantado pela administração municipal, que teve como ponto de partida o asfaltamento da RS-420, que liga o município à Itá. O prefeito, Guilherme Granzotto, defendeu a parceria. “Estamos atentos ao fato de que cabe ao Município incentivar este projeto e necessitamos de órgãos para ajudar a desenvolver o turismo, por isso este é um momento histórico para Aratiba”, disse.

Marcio Spindola, superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, anunciou que a visita à Aratiba marca o início de uma parceria. “Percebemos um grande potencial e viemos dar um pontapé inicial no que nós vamos trabalhar, temos condições de ajudar no planejamento estratégico e fazer um diagnóstico das potencialidades para o turismo religioso, cultural, rural, e o ecoturismo, bem como, ajudar a preparar culturalmente a população para este novo momento e para receber o turista”, enfatizou.

Na visita a empreendimentos como os condomínios Village Hill e Acquamarine Residence, a comissão teve uma previa do interesse dos investidores em Aratiba. “Esta contribuição da Federação dos Municípios aliada às ações do governo municipal, como o asfaltamento da RS-420 e o cercamento eletrônico, são muito importantes para mim e os demais investidores. Certamente Aratiba vai se desenvolver com este dinheiro novo que passará a girar no Município”, avaliou o investidor Belmiro Rabaioli.

Até o fim de fevereiro os técnicos vão apresentar um plano de trabalho. Em abril a Famurs pretende realizar o Seminário Municipal de Turismo e, em junho, o Seminário Estadual de Turismo, em Aratiba. O coordenador técnico da área de turismo da Famurs, Mario Augusto Ribas do Nascimento, destacou que “Municípios como este mostram que estão se preparando para o futuro, porque o turismo contempla toda uma cadeira produtiva associada e impacta em mais de 50 setores da economia”.