Fiscais do Programa Segurança Alimentar RS, do MP (Ministério Público), apreenderam e inutilizaram 7,5 mil litros de leite impróprios para o consumo em uma empresa de laticínios em Coqueiros do Sul, na Região do Alto Jacuí. Desse total, pelo menos 486 litros estavam fraudados com adição de água.
Outras amostras do produto foram enviadas para análise laboratorial, pois também apresentam indícios de terem sido fraudadas. O nome da empresa não foi divulgado pelo MP.
“Há ainda registros de intimidação contra fiscal da Secretaria Estadual da Agricultura por parte da empresa. Haverá desdobramentos na esfera cível e será instaurado inquérito policial”, afirmou o órgão.
Durante a operação em Coqueiros do Sul, também foram fiscalizados três mercados. Nesses locais, os fiscais apreenderam 376 quilos de alimentos impróprios para o consumo.
Os principais problemas encontrados nos mercados fiscalizados foram alimentos com a validade vencida, sem procedência, armazenados de forma inadequada e fora da temperatura indicada.
Outros produtos irregulares, como álcool de venda proibida em mercados, foram apreendidos. Os três estabelecimentos, que também não tiveram os nomes divulgados, foram autuados.
Além do MP, a ação contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, da Delegacia de Proteção ao Consumidor e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.