Três Arroios desenvolve projeto de incentivo à leitura

338

Com o objetivo de garantir uma forma diferenciada de incentivo à leitura e disseminação do conhecimento, a prefeitura de Três Arroios, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, desenvolve o Projeto Geloteca. Trata-se de geladeiras adaptadas, que funcionam como espécie de biblioteca. Aparentemente, um projeto simples, mas que poderá fazer a diferença no futuro de dezenas de crianças e adultos.

As gelotecas contam com livros disponíveis para empréstimo à comunidade, promovendo a leitura e a circulação de livros entre as pessoas de forma livre e gratuita. O controle das retiradas e devoluções das obras é feito pelas próprias crianças ou adultos através de cadernos de anotação mantidos nas portas das geladeiras.

As anotações servem somente para se ter uma noção do número de pessoas envolvidas no projeto. Não há necessidade de cadastro para empréstimos das obras, com prazos estabelecidos para devolução dos mesmos. Basta visitar as geladeiras junto aos pontos da cidade e levar o livro para ler e, posteriormente, devolver para que outra pessoa possa fazer a leitura.

Já quem quiser colaborar com o projeto poderá realizar doações. O ponto de coleta é a Casa de Cultura.

Pontos das gelotecas: Prefeitura Municipal, Praça Augusto Kops, Unidade Básica de Saúde e Clube Grêmio Tresarroiense.