Aratiba participa de Olimpíada Internacional de Raciocínio

0
1096

Estudantes poderão se classificar para etapa presencial em São Paulo e ganhar viagem para a final internacional na Grécia.

Conciliar os estudos com diversão é um desafio para os educadores. Imagine, então, exercitar a competitividade, o trabalho em equipe e o controle emocional de forma descontraída enquanto é desenvolvido o raciocínio lógico. É com essa premissa que Aratiba participará da VIII Olimpíada de Jogos de Raciocínio com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba. O torneio é composto por quatro fases, online e presencial, realizado inteiramente com jogos educativos.

Os alunos começam logo nas duas primeiras fases do torneio jogando entre si de maneira 100% digital e interativa.  No “Esquenta” os estudantes têm acesso ao portal de jogos de raciocínio para praticarem 24 horas por dia com alunos de todo o Brasil e do mundo, iniciando a jornada com muito raciocínio lógico e diversão. Na 2ª fase, a Classificatória, é para valer! Com a participação de mais de 280 equipes de todo o Brasil, essa etapa selecionará as 23 melhores equipes para a Fase Nacional, presencial, em São Paulo.

Ao final da participação na capital paulista, a última fase do torneio acontecerá em Halkidhiki, na Grécia, onde apenas uma equipe representará o Brasil. A disputa será com estudantes de outros países, como Itália, Turquia, Romênia, Austrália, entre outros. Assim, quem chegar à Final Internacional irá acumular uma experiência para toda a vida, conhecendo novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, o mais importante: aprendendo a respeitar as diferenças e comprovando que com esforço e dedicação é possível conquistar grandes feitos.

Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, as Olimpíadas de Jogos de Raciocínio preparam os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio do exercício que desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas. Para Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab, o torneio prova que é válido envolver a diversão durante o ensino. “A preparação com os jogos, as viagens e a premiação fazem com que os jovens associem o esforço com momentos prazerosos” diz. “Esperamos que durante esse processo, os estudantes de Aratiba coloquem em prática o aprendizado das habilidades socioemocionais”, completa.

Para a secretária municipal da Educação, professora Rosângela Matté Poletto, “o Programa traz uma proposta diferente de aprendizagem e socialização, que através dos jogos podemos trabalhar a capacidade de planejamento, estratégias para resolver os problemas ajudando no emocional e social, o aluno aprende a ganhar e perder, lidando assim com as frustrações a ansiedade durante o jogo de querer ganhar de qualquer levando isto para o seu dia a dia”, destacou Rosângela.

Programação:
1ª Fase Preparação
2ª Fase Classificatória – 28 de março a 08 de abril
3ª Fase Nacional – 14 de maio
4ª Fase Internacional – 12 a 15 de junho

Sobre a Olimpíada Internacional Mind Lab:
Torneio de jogos de raciocínio que reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: jogo Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

Sobre a Mind Lab (www.mindlab.com.br)

 A Mind Lab é reconhecida mundialmente por sua abordagem inovadora voltada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de crianças e jovens, para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna. Fundada em Israel em 1994, a empresa já beneficiou mais de 2 milhões de estudantes ao redor do mundo, com presença em 25 países, dentre eles China, Estados Unidos, Reino Unido e Turquia. Sua metodologia exclusiva conta com três pilares: jogos de raciocínio, usados intencionalmente, métodos metacognitivos e professor mediador, apoiando os estudantes a transferirem os aprendizados com jogos para a vida real. No Brasil, onde hoje fica a sede da empresa, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação do Programa MenteInovadora, que é integrado ao currículo com uma aula semanal. Com a finalidade de ampliar o engajamento e impacto na formação dos jovens, a Mind Lab tem investido também no desenvolvimento de soluções complementares, tais como a plataforma de preparação para ENEM e Vestibulares MISSU (Missão Universitário), o portal de games MindLab.NET, o aplicativo Conectados.