Bispo apresenta projeto de reforma do Santuário Nossa Senhora de Fátima

0
1474

Na tarde desta sexta-feira, 15, Dom José apresentou a comunicadores de Erechim o projeto de reforma do Santuário e remodelação de seu entorno, acompanhado de diversos membros das duas comissões do mesmo.

150716-2-frente
Inicialmente, o Bispo relatou que ao chegar à Diocese, entre outros aspectos significativos, lhe chamou a atenção o espaço privilegiado do Santuário diocesano, localizado no centro da cidade, com fácil acessibilidade e grande potencial de ser incrementado para se tornar mais adequado centro de espiritualidade, a exemplo de outros que conheceu em diversos países. Tendo em vista que a cobertura do mesmo já estava necessitando de amplos reparos e o centenário das aparições de N. Sra. de Fátima, em 2017, julgou oportuno encaminhar um projeto de reforma do prédio e remodelação de sua esplanada, além do projeto de evangelização em vista do evento.

150716-calçada
Com a ajuda do Pe. Valter Girelli, Reitor do Santuário, e dos arquitetos Rosely Hachmann e Cássio Curzel, apresentou visão geral das reformas. O primeiro trabalho, até a Romaria deste ano, será o da acessibilidade, com calçada exclusiva para pedestres, à esquerda de quem entra até o Santuário. Depois da Romaria, serão iniciados os reparos da cobertura e do forro, da reforma do espaço do altar, com a capela do Santíssimo, à direita de quem entra, e a de N. Sra., à esquerda, a troca do piso dos corredores, ficando o parquet no espaço dos bancos e a remodelação dos atuais painéis e da Via-sacra.

150716-DSC08864
Durante este trabalho, a missa, de terça a sexta-feira, será celebrada na sala de reuniões atrás do Santuário. A de sábado e domingo será no Salão de eventos.

150716-DSC08868
No projeto global, consta também a construção dos confessionários e da capela da reconciliação na parte interna entre o Santuário e o Seminário e um novo monumento para a imagem de N. Sra. A imagem não ficará tão alta e terá um novo velário, não na frente como agora, mas na lateral. Para os dias da novena e da Romaria, haverá um velário especial.

150716-DSC08888 (1)
Está previsto ainda o plantio de árvores mais próprias para sombra, com espaço remodelado para o estacionamento.

150716-DSC08871
Para dar andamento ao projeto, Dom José ressaltou que foram constituídas duas comissões, uma técnica e outra econômica. Uma para fazer o projeto e acompanhar sua execução e outra para prever os recursos.
Concluída a explanação, os comunicadores tiveram oportunidade de fazer perguntas para esclarecimento. Entre outras, o custo total previsto, a forma de captação de recursos, o desafio do empreendimento na atual crise econômica do país.

150716-DSC08874
Os arquitetos frisaram que ainda não chegaram a um cálculo detalhado do custo total, mas que em breve estará pronto. Por ora, os recursos serão buscados através de contribuição por carnê, com valores diversificados, por depósito em conta bancária e por promoções das comunidades. Já se conta com a parceria do Banco Sicredi. Ressaltou-se que se tem plena consciência da atual situação econômica, mas que ela não pode impedir iniciativas e que toda crise é também um desafio à superação das dificuldades que apresenta. Com a generosidade dos fiéis, muitos dos quais já manifestaram disposição de participar, como colaboram com outros santuários do Brasil, e, acima de tudo, com a graça de Deus, se conseguirá concretizar o projeto.

150716-DSC08877 150716-DSC08885 150716-DSC08888 (1) 150716-DSC08888