Reeducação alimentar é tendência para melhorar qualidade de vida

0
349

Cuidados com a dieta alimentar e prática de exercícios são orientações frequentes a pessoas de todas as idades. Mas será que atualmente os homens costumam cuidar da alimentação e se preocupam com a qualidade de vida?

Conforme a nutricionista que atua na Unimed Erechim, Cristina Salvi, tem se observado uma demanda maior de clientes homens em consultório de nutrição. Ela comenta que isso está relacionado não somente às condições clínicas específicas, mas sim para cuidados com a saúde geral e estética.

Em se tratando de fatores que podem influenciar esse comportamento, ela cita os meios de comunicação tem influenciado o comportamento alimentar das pessoas, inclusive dos homens, de forma intensa.

“A busca por uma qualidade de vida melhor tem sido o foco do século XXI”, ressalta.

A nutricionista pontua que os principais desafios a serem superados no que diz respeito à alimentação da maior parte do público masculino, é a compreensão de que o processo de reeducação alimentar exige uma mudança de cultura não individual, mas sim familiar, bem como permanente.

Do mesmo modo, fica o alerta para o uso de suplementação de forma indiscriminada e sem aconselhamento nutricional ou médico. “Isso pode acarretar complicações clínicas a longo prazo, ainda desconhecidas”.

Principais “vilões” da qualidade de vida
Churrasco sem legumes e verduras: os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida;

Bebida alcoólica: além de extremamente calórica (a cada miligrama encontra-se sete calorias), em dosagens elevadas pode levar ao desenvolvimento de doenças hepáticas;

Frituras: alimentos mergulhados em óleo quente saturam (entopem veias e artérias);

Baixo consumo de fibras (especialmente legumes, verduras e frutas): homens tem a tendência em achar “vergonhoso” consumir esses alimentos. No entanto, as fibras auxiliam na redução/manutenção do colesterol, no controle do trânsito intestinal e na prevenção de vários cânceres; além de saciar muito.

Orientações para obter mais saúde e bem estar
1. Qualidade do sono: oito horas são fundamentais

2. Controle do nível de stress: lazer, espiritualidade

3. Acompanhamento médico (saúde do homem)

4. Rotina alimentar saudável

5. Prática regular de exercícios físicos