25.3 C
Aratiba
sábado, 4/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de Saúde12 de junho – Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

12 de junho – Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

Dr. Maurício Laerte Silva
Presidente do Departamento Científico de Cardiologia da SCP

As cardiopatias congênitas são responsáveis pelas malformações mais frequentes no ser humano, com cerca de 1% dos recém-nascidos vivos sendo portadores destes defeitos. Cerca de 30% deles não trarão consequências para a saúde das crianças e adolescentes, não necessitando de qualquer tratamento ao longo da vida. Outros 30% são anomalias que fazem os pacientes manifestarem sintomas, como falta de ar, cansaço, diminuição da oxigenação sanguínea ou baixo ganho de peso; ou provocam alterações no coração que podem comprometer seu funcionamento adequado para sempre, ou nos vasos dos pulmões, prejudicando o processo de oxigenação e aumentando a pressão, quadro denominado de hipertensão pulmonar. Estes pacientes necessitarão, em algum momento, de tratamento clínico, e cirurgia ou procedimentos intervencionistas por cateterismo cardíaco.

Os demais são cardiopatias graves, que podem causar problemas já na vida intrauterina ou logo após o nascimento, por isso precisando de diagnóstico fetal ou pós-natal, bem como de tratamento em centro de referência com toda a estrutura para prestar assistência adequada.

Por estes motivos, o dia 12 de junho foi escolhido como o “Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia  Congênita”, para alertar a população e os profissionais da saúde sobre este importante problema, ainda desconhecido para muitos.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments