Alimentos que ajudam no bronzeado

1204

Põe o mouse aqui quem nunca ficou horas sob o sol escaldante para tentar pegar aquele bronze. O resultado geralmente é desastroso: pele vermelha, dolorida, manchada… Frustrante! Mas é possível conquistar um bronzeado lindo e uniforme sem precisar ficar tanto tempo exposta ao sol com a ajuda da alimentação! “Alimentos ricos em betacaroteno, o precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina – que é o pigmento responsável pela cor da pele –, sendo os mais cotados para uma manutenção do bronze perfeito. Além disso, são antioxidantes, ou seja, protegem dos danos celulares provocados pela radiação solar e, assim, previnem o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol”, explica Paula Souza Borges, nutricionista clínica e esportiva em São José dos Pinhais (PR).

Beleza à mesa
Outra boa notícia é que esses nutrientes são facilmente encontrados nos alimentos que geralmente temos em casa: “O betacaroteno está presente em vegetais verde-escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e legumes, vegetais e frutas alaranjadas como cenoura, abóbora, manga e mamão. Além desses, existem outros nutrientes que agem como antioxidantes também para complementar a ação da vitamina A nessa atividade. São eles: a vitamina C, encontrada na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju; a vitamina E, encontrada na gema de ovo, sementes de gergelim, girassol, castanha, amêndoas e azeite; e os flavonoides, encontrados no chá-verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva e cereja”, informa a nutricionista.

Ela orienta consumir um pouco desses alimentos diariamente para ter uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes e garantir o bronzeado perfeito no verão. “Além disso, antes de se expor ao sol, você pode consumir um suco com vários desses alimentos para potencializar esse efeito”, recomenda Paula.

Pele linda e protegida!
Para manter a pele sempre bonita e saudável, além de sempre usar o protetor solar e optar pelo sol antes das 10h e após as 16h, a dica é cuidar da alimentação regularmente e beber muita água. “Qualquer tipo de pele se beneficia de uma alimentação equilibrada junto com uma boa hidratação, pois esta é uma outra aliada na prevenção do envelhecimento cutâneo e na proteção da radiação ultravioleta. A água, além de evitar a desidratação, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantindo o bronzeamento perfeito. Então, durante o processo de exposição solar, é fundamental a reidratação constante, que pode ser feita por meio de água, sucos naturais ou chás”, reforça a especialista.