19.5 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiAMAU aprova aquisição de uma touca especial para mulheres em tratamento de...

AMAU aprova aquisição de uma touca especial para mulheres em tratamento de quimioterapia

Também foi aprovada a renovação de apoio financeiro ao Escritório Regional de Turismo

Os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), em Assembleia Geral Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (22), aprovaram, por iniciativa do Colegiado de Primeiras-Damas, a aquisição de uma “Touca Inglesa” para evitar a queda de cabelo de mulheres que estão realizando quimioterapia. O encontro foi conduzido pelo presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo.

O equipamento atende até dois pacientes por vez e é de grande importância, pois a perda de cabelo pode ser um dos momentos mais sensíveis e difíceis para pacientes com câncer. Além de afetar a autoestima, pode levar à desistência do tratamento. A touca será adquirida com recursos dos municípios, que aprovaram o aporte de capital, em parceira com o Sicredi, e será entregue à Fundação Hospitalar Santa Terezinha que disponibilizará para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Será um presente à toda a comunidade regional do Colegiado de Primeiras-Damas da AMAU e Sicredi em comemoração ao Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Turismo fortalecido
Reconhecendo o potencial e a capacidade de geração de renda do setor turístico do Norte Gaúcho, os municípios do Alto Uruguai decidiram renovar por mais um ano a parceria entre a AMAU e o Escritório Regional de Turismo, que esteve presente à Assembleia prestando contas das suas atividades e dos recursos recebidos no último ano da entidade e dos projetos aprovados na Consulta Popular. Também fez um relato de suas atividades a Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho. Continuarão sendo repassados R$ 10 mil por mês para as atividades que visam o fortalecimento e o desenvolvimento do setor na região.

Transporte de pacientes
Outra deliberação dos prefeitos foi a criação de um grupo de trabalho, proposta pelo presidente da AMAU, Mauricio Soligo, visando a implantação de uma Central de Transporte de Pacientes para Porto Alegre. O grupo, que está formado pelo vice-presidente da AMAU e prefeito de Viadutos, Claiton dos Santos, pelos prefeitos de Ponte Preta e Quatro Irmãos, Josiel Fernando Griseli e Giovan Poganski, e pelos executivos da AMAU Dino Tomazelli e Suélen Brum, fará um estudo desta viabilidade e apresentará proposta na próxima reunião da AMAU, no mês que vem.

Consultas eletivas
O encontro ainda contou com a presença da especialista em Saúde, Nagele Podenski dos Santos, do Setor de Regulação Ambulatorial da 11ª Coordenadoria de Saúde, que falou sobre o Gercon – Sistema que regula agendamentos de consultas ambulatoriais (eletivas). Ela explanou como está sendo a implantação deste sistema, explicando que os pacientes mais graves são atendidos com prioridade. O trabalho iniciou em 2021, com as primeiras agendas nas especialidades da oncologia e, a partir de junho deste ano, todas as especialidades estão sendo acessadas e reguladas pelo Sistema Gercon.

Outros assuntos foram relatados pelos coordenadores dos grupos de trabalho dos Hospitais de Pequeno Porte, o prefeito de Gaurama, Leandro Puton; e da Energia Solar, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; além de assuntos gerais.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments