29.5 C
Aratiba
segunda-feira, 6/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiColheita da pitaya é aberta oficialmente em Itatiba do Sul

Colheita da pitaya é aberta oficialmente em Itatiba do Sul

A propriedade da família Cavalli, em Sete Lagoas, Itatiba do Sul, iniciou a colheita da pitaya na última quarta-feira (21). O ato simbólico de abertura da colheita reuniu, além da família, membros do Governo Municipal e representantes de entidades locais e regionais.

Iniciado há cerca de quatro anos, o plantio da cultura possui atualmente uma área de 5 mil m², com uma estimativa de colher nesta safra em torno de quatro toneladas. Segundo o proprietário, José Cavalli, “a família sempre buscou alternativas para a pequena propriedade e há 4 anos iniciamos o plantio das pitais, que se tornou uma fonte de renda e já se projeta ampliação da área”.

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo “pitaya” significa “fruta escamosa”. Existem três espécies, todas muito comercializadas, sendo a pitaya-branca, a pitaya-amarela e a pitaya-vermelha. Essa planta só floresce à noite e a polinização precisa ser feita de forma manual.

Além da família Cavalli, existem outras famílias no município que cultivam essa fruta. A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente presta todo suporte necessário para a expansão dessa cultura através da execução de programas de incentivo de adubação e produção de produtos orgânicos.

Foto: Prefeitura de Itatiba do Sul

Para a secretária de Agricultura, Elisa Stringhini, “a pitaya é uma fruta que está em ascensão em Itatiba do Sul e vem aumentando a área cultivada, sendo uma ótima opção de renda complementar para as famílias do meio rural, futuramente podendo se tornar até a principal fonte de renda devido ao crescimento dessa fruta no mercado nacional”.

Estiveram prestigiando o evento de abertura da colheita a presidente da Câmara de Vereadores, também no exercício de prefeita, Paulina Dias, vereador Idacir Cusma, secretária da Agricultura, Elisa Stringuini, técnico Jean Menegat, gerente da Cresol, agência de Itatiba do Sul, Paulo Mioto, presidente do Sutraf de Itatiba do Sul, Isaías Wastchuk, presidente da Cooperfamília, gerente regional adjunto da Emater, André Gazzoni, diretor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, assessor técnico do CETAP, David Luiz e imprensa local representada por Carlos Zucchi.

Foto: Prefeitura de Itatiba do Sul
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments