Como controlar a fome excessiva na gravidez

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Mas então, a futura mamãe se pergunta: como me alimentar mais na gravidez sem ganhar muito peso? Como controlar a fome excessiva na gravidez? A resposta é simples: Fazendo refeições em pequenas porções ao longo do dia!

Por conta da redução do estômago durante a gestação é preciso comer várias vezes ao dia, em intervalos que devem ser de, no máximo, três horas, ou seja, cerca de seis a oito refeições ao dia, e com alimentos saudáveis, é claro.

Também é importante a gestante substituir os doces por frutas e gelatina, as frituras por assados e grelhados, bem como consumir pães e massas com moderação. Levar uma vida equilibrada com frutas, grãos, legumes, verduras, carnes brancas ou alimentos desnatados serão uma boa opção!

É recomendável não abusar das carnes vermelhas ou salgadinhos e batatas fritas. Eles saciam a fome, porém colaboram com calorias negativas no organismo.

Beber água e sucos também é muito importante, pois ajudam a diminuir a sensação de fome quando ainda não é a hora de comer. Apenas tome cuidado com a quantidade de sucos, devido à alta quantidade de açúcar em suas constituições.

Outra dica importante: coma sem pressa! Alimentar-se com muita voracidade faz com que o organismo não perceba que já está satisfeito. Comer lentamente, com pausas entre cada mordida, faz com que os hormônios digestivos possam “comunicar” ao cérebro que você está satisfeita.

Há ainda os famosos desejos alimentares. Não há comprovação científica da relação dos desejos com a gestação, no entanto, se forem desejos que não prejudiquem a gestante nem o bebê, podem ser atendidos com moderação. O normal é que a futura mamãe comece a sentir mais fome depois que a fase dos enjoos passarem.