Curso reúne citricultores em Aratiba

239

Foi realizado, nos dias 17 e 18 de abril, na comunidade Santa Lúcia, em Aratiba, o primeiro módulo do curso “Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Laranja”, voltado para citricultores do Município. Neste encontro foi abortado sobre como aumentar a produção e qualidade da laranja produzida, adequando o planejamento do pomar, como: escolha da área, variedades plantadas, fisiologia da planta, escolha de mudas e nutrição das plantas.

O projeto tem como objetivo, também, mostrar aos produtores de laranja a situação da citricultura a nível mundial, nacional, estadual e municipal.

Atualmente, o Município de Aratiba tem uma média de colheita de 22 a 25 toneladas de laranja por hectare e, segundo os organizadores, essa média pode chegar a até 60 ou mesmo 70 toneladas por hectare, se o produtor seguir os apontamentos do curso.

O projeto visa ainda manter o jovem no campo, pois proporciona uma renda maior para a família rural (de 6 a 8 mil reais por hectare), gerando inúmeros retornos ao desenvolvimento do próprio Município.