20.5 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiDom Adimir ordena primeiro padre na Diocese de Erexim

Dom Adimir ordena primeiro padre na Diocese de Erexim

Na tarde deste último sábado de fevereiro e último antes da quaresma, dia 26, Dom Adimir Antonio Mazali ordenou o primeiro padre para a Diocese de Erexim, o então Diácono Leonardo Silva Pereira Fávero, na igreja N. Sra. da Salette, Bairro Três Vendas. No ano passado, fez sua primeira ordenação presbiteral em Cascavel, PR, Arquidiocese que estava sem o Arcebispo.

A missa de ordenação foi concelebrada por 25 padres da Diocese, três de outras, tendo o Pe. Lucas Stein como mestre de cerimônias, com a participação de três Diáconos permanentes, muitos ministros e ministras, coroinhas daquela Paróquia e de São Cristóvão, seminaristas, equipe vocacional, religiosas, familiares do novo padre, representantes das comunidades, especialmente da Paróquia São Cristóvão, onde o novo padre será vigário paroquial e onde atuou como seminarista e diácono. O coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário, animou os cantos da celebração.


O rito da ordenação presbiteral
Seguindo o rito de ordenação, após a proclamação do Evangelho, Pe. Clair Favreto, ex-reitor do Seminário São José em Passo Fundo, atualmente Pároco da Catedral, que acompanhou a formação de Leonardo por sete anos, apresentou pedido ao Bispo para que o ordenasse padre. Dom Adimir perguntou-lhe se estava devidamente preparado e se era digno do ministério. Com a resposta positiva, prosseguiu interrogando o ordenando sobre suas disposições para o sacramento e se prometia obediência a ele a seus sucessores. Em seguida, o coral entoou a ladainha de todos os santos, durante a qual Leonardo ficou prostrado ao chão, expressando a pequenez humana diante da grandeza da graça divina. Concluída a ladainha, em silêncio, o Bispo impôs as mãos sobre o ordenando. Todos os padres fizeram o mesmo e ficaram ao redor dele. Após este gesto, o Bispo proferiu a oração consecratória. O novo padre recebeu então a estola e a casula presbiteral. O Bispo lhe ungiu as mãos, lhe entregou a patena com o pão e o cálice com o vinho para a missa, expressando o poder de presidir a Eucaristia. Em sinal de acolhida no Presbitério diocesano, ele e os padres lhe deram caloroso abraço. Em gesto muito significativo, antes do abraço, Dom Adimir lhe beijou as mãos recém-ungidas.

A celebração prosseguiu com a oração do creio e o rito do ofertório com o agora Padre Leonardo junto ao altar, ao lado do Bispo e dos outros concelebrantes.

A homilia do Bispo
Dom Adimir iniciou a homilia lembrando os pais do ordenando, já falecidos. Agradeceu a Deus pelo sim do Leonardo ao chamado de Deus. A sua ordenação é uma festa para a Diocese. Ressaltou que a Palavra de Deus ilumina toda a nossa vida. As passagens dela na missa foram escolhidas pelo próprio Leonardo, com as quais quer conduzir seu ministério. Elas acentuam a missão de apascentar o rebanho de Deus. O discípulo de Cristo chamado para ela deve ter atitudes coerentes, vida pura, santa e irrepreensível, para viver à altura do Evangelho, conforme o lema do novo padre. São João ressalta que a escolha não é nenhum mérito do escolhido, mas iniciativa exclusiva de Cristo. O Bispo passou então a destacar aspectos do ministério presbiteral, dirigindo-se diretamente a Leonardo. Foi escolhido para ser sacerdote da nova Aliança, para pregar o Evangelho, conduzir o povo, celebrar os sacramentos. Exortou-o a transmitir a todos a Palavra de Deus, meditar na lei do Senhor, crer o que lê, ensinar o que crê, praticar o que ensina. Recordou-lhe o compromisso do celibato que lhe possibilita servir a Cristo mais livremente. Recomendou a todos rezar por ele, pela perseverança dos já ordenados e por novas vocações.

Manifestações no final da celebração
– Elisângela Sbardelotto, pela para Paróquia N. Sra. da Salette. Apresentou ao novo padre os cumprimentos de todos, ressaltando que foi escolhido para testemunhar o amor de Deus. Desejou-lhe que possa viver a missão com entusiasmo, fé, dedicação e muita oração.

– Pe. Dirceu Balestrin, da Pastoral Presbiteral, em nome dos padres. Enalteceu a bela caminhada formativa do novo padre. Citou palavras do Papa Francisco na ordenação de padres – são ungidos para ungir. Enquanto ungem, são de novo ungidos pela fé e pela afeição do povo.

– Pe. André Lopes, Pároco da Paróquia da Salette. Frisou que a Paróquia está em festa. Há mais de 20 anos não vivia ordenação presbiteral. Expressou gratidão a Deus pelo sim do novo Padre. Deu orientação a respeito do jantar de confraternização que haveria no salão paroquial e convidou a todos para a primeira missa do novo padre na comunidade Santa Augusta, da mesma Paróquia, onde ele nasceu.

– Pe. Leonardo Fávero. Expressou agradecimento ao Bispo, aos padres, à equipe vocacional pela preparação da ordenação, ao Pe. Clair pelos sete anos que o acompanhou na formação, ao Pe. Anderson, ex-pároco da São Cristóvão, à comunidade N. Sra.da Salette, ao coral N. Sra. de Fátima e Pe. Sala. Disse que louvava a Deus pela Diocese e desejou que Maria Santíssima, São José, São Cristóvão e o beato Carlo Acutis intercedam junto a Deus novas vocações e a graça de ele viver à altura do Evangelho, para realizar seu lema de ordenação.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments