Educação de Aratiba fomenta a valorização do meio rural

286

As atividades que despertam o interesse e a curiosidade dos estudantes são valorizadas na busca de um ambiente escolar atrativo, prazeroso e que contribui para a busca pelo conhecimento.

Uma das atividades realizadas neste sentido, foi a visita à propriedade da família Pan, situada na Linha Esperancinha, interior do Município. Alunos da Escola Municipal São Roque do Pio X, professores, diretores e funcionários puderam conhecer e acompanhar todo o processo de fabricação do açúcar mascavo. O produto é bastante valorizado no Município e na região e carrega, além do sabor colonial, uma tradição e um costume que passa de geração para geração entre as famílias que vivem no meio rural. Além de conhecer todo o processo de fabricação, os alunos puderam degustar a cana-de-açúcar, o caldo de cana e, para completar, o puxa-puxa, que fez a alegria da garotada.

Ao final da visita, a família de César e Naira Pan ofereceu um lanche acompanhado de mate–doce e chimarrão e a criançada ainda pode se divertir com um carrinho de madeira construído pela própria família.

Segundo a comunidade escolar São Roque, poder proporcionar atividades diversificadas e além da sala de aula é valorizar não somente o aluno, mas também as pessoas e a comunidade, porque com o envolvimento de ambas as partes é possível construir uma educação de qualidade. Uma das principais ações para atingir este patamar de qualidade na educação é a qualificação e a formação dos profissionais, que se reflete em sala de aula e nas atividades propostas.