Entenda como acontece a infecção urinária

835

Infecção urinária é caracterizada por uma invasão de micro-organismos e bactérias no trato urinário. É mais comum a ocorrência no trato urinário baixo, comprometendo a bexiga.

Eventualmente, a infecção pode atingir os rins e comprometer o sistema urinário “alto”, apresentando um quadro clínico mais grave.

Segundo o médico Celso De Oliveira, editor do Boletim de Informações Urológicas da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional São Paulo (SBU-SP), geralmente o problema ocorre “de fora para dentro”, de uma maneira ascendente, em que as bactérias presentes na parte genital externa penetram na uretra e se instalam na bexiga.

Esse tipo de inflamação é mais incidente no sexo feminino devido aos fatores anatômicos. A região vaginal é um local propício à proliferação de bactérias, suscetível a quadros infecciosos.

Outros fatores importantes são alterações anatômicas das vias urinárias, a queda de resistência imunológica e a presença de cálculo renal, que predispõem à contaminação.

Normalmente, os pacientes se queixam de uma sensação de ardor ao urinar; dor na região pélvica e abdominal; aumento da frequência urinária e alterações no aspecto da urina, que adquire uma coloração escurecida e um odor forte. Em casos de infecção alta, pode apresentar sangue na urina (hematúria), dores na região lombar e febre alta, revelando comprometimento infeccioso dos rins (pielonefrite).