Especialistas afirmam: “Jantar muito tarde pode causar excesso de peso”

954

Será que a hora em que você costuma jantar pode realmente afetar seu peso? Alguns especialistas acreditam que isso pode ter um enorme impacto.

O excesso de peso de algumas pessoas parece estar especialmente relacionado com o hábito de jantar tarde.

Três estudos recentes analisaram ratos e humanos e mostraram que há uma relação entre jantar tarde e o excesso de peso.

Um estudo de 2009 mostrou que os ratos alimentados durante horas tardias aumentaram o risco de sobrepeso. Por outro lado, um estudo de 2013, publicado na Revista Journal of Obesity, mostrou que dentre todos os 420 voluntários, aqueles que faziam sua refeição principal depois das 3h da tarde perdiam menos peso.

Steven Shea, da Oregon Health and Science University (EUA) e um dos autores do estudo feito com ratos, disse o seguinte: “Acontece mais ou menos a mesma coisa com os seres humanos. Quando as pessoas comem mais à noite, elas engordam mais.”

Uma recente investigação britânica — realizada para o programa da BBC ‘Trust Me I’m A Doctor’ (Confie em Mim, Eu sou um Médico) — contou com 16 voluntários – a metade deles costumava jantar 90 minutos mais cedo e tomava o café da manhã 90 minutos mais tarde.

O Dr. Jonathan Johnston, da Universidade de Surrey, acredita que o impacto sobre o corpo esteja relacionado com o tempo que a pessoa permanece em jejum — ou seja, sem consumir nenhum alimento.

O Dr. Johnston também constatou que quando os voluntários faziam uma refeição pesada no final da noite, seus níveis de açúcar no sangue precisavam de muito mais tempo para voltar ao normal.

Ele disse: “Seu corpo não está esperando que você coma durante essas horas do dia.”

“Ele espera que você esteja em jejum; por isso, você vai descobrir que quando as pessoas fazem uma refeição pesada durante essas horas, seus níveis de açúcar e gordura… são muito mais altos. Além disso, esses níveis precisam de muito mais de tempo para voltar ao normal.”

“Então, se você consumir a maioria de suas calorias durante as primeiras horas do dia e menos calorias no final da tarde e à noite, isso realmente reforçará o seu metabolismo e ajudará você não só a perder peso, como também a manter o peso alcançado.”