12.5 C
Aratiba
domingo, 19/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaExtensionsistas do Sul do país são capacitados em Homeopatia no Manejo de...

Extensionsistas do Sul do país são capacitados em Homeopatia no Manejo de Agroecossistemas

Inicia nesta quinta-feira (13) o curso Homeopatia no Manejo de Agroecossistemas, que acontece até novembro, de forma virtual, com encontros quinzenais. O objetivo é capacitar 150 extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, da Epagri de Santa Catarina e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná para a implementação da prática homeopática em agroecossistemas, contribuindo na produção de alimentos saudáveis, com preservação dos recursos naturais, educação do campo inclusiva, protagonismo da família rural e desenvolvimento rural sustentável no Sul do Brasil. A abertura será às 13h30, com a participação das diretorias das instituições parceiras deste projeto.

“Essa capacitação representa a qualificação da atividade de Homeopatia como ferramenta de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Sul do Brasil”, avalia Carlos Roberto da Cunha, um dos coordenadores do curso, ao lado dos extensionistas Doriana Miotto e Gervásio Paulus. Cunha explica que os profissionais selecionados para esta primeira edição do curso (50 de cada instituição) têm atuação nas áreas animal, vegetal e social, “o que garante uma boa distribuição geográfica e por área de atuação”, destaca.

A primeira etapa é composta por 15 módulos e a segunda, de possíveis encontros presenciais, a serem definidos em função da pandemia da Covid-19, com apresentação de trabalhos e experiências, a partir de estudos de caso.

Filosofia, Ciência e Arte da Homeopatia, Vitalismo, Farmacotécnica Homeopática, Homeopatia aplicada à pecuária e às plantas, Pronto Socorro Homeopático e Legislação são algumas das temáticas que serão abordadas no curso, com estudos das Matérias Médicas Homeopáticas (MMH).

Segundo Cunha, a proposta do curso visa à formação de profissionais, “usufruindo do patrimônio intelectual e da expertise internas e externas de cada instituição”, a exemplo da Epagri, que tem laboratório e um curso estruturado de Homeopatia, promovendo cursos sistemáticos há alguns anos, e o IDR, que possui estações experimentais agroecológicas em Cambará, Guarapuava, Irati, Paranavaí e Pato Branco. “Este curso é estratégico para que os selecionados sejam multiplicadores e futuros instrutores, dando continuidade às capacitações”, finaliza o extensionista.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments