Falta de higiene bucal pode causar problemas cardíacos

2455

A má escovação dos dentes e a falta de higiene oral pode causar problemas cardíacos, e esses problemas têm um nome: endocardite, uma doença que atinge a membrana mais interna do coração. Segundo o Instituto de Previdência e Assistência Odontológica, isso acontece porque a região da boca é pouca protegida pelo sistema imunológico, já que a pressão sanguínea local é bem forte, e isso dificulta também o tratamento eficiente. Quem explica um pouco mais sobre a doença é a médica infectologista Juliana Fulgêncio. Ela diz que pessoas que já fizeram cirurgias cardíacas correm mais riscos de infecção das bactérias.

“A endocartite é uma infecção que pode ser por bactérias e por fungos do tecido interno do coração, mas principalmente das válvulas cardíacas, e essas válvulas geralmente são previamente doentes. Em especial em pessoas que tiveram febre reumática, essa é a alteração mais comum. Pessoas que já fizeram cirurgias cardíacas com implantes de válvulas e próteses de válvulas também têm um risco maior de infecção dessas válvulas, a endocardite.”

Por isso, a médica Juliana Fulgêncio indica alguns procedimentos para todos que desejam se prevenir contra a endocardite.

“Em primeiro lugar, é importante o paciente sempre fazer um check up anual para conhecer potenciais doenças de base, que ás vezes são silenciosas e não conhecidas até que façam o exame médico, como por exemplo, alguma doença das válvulas cardíacas que podem ser detectadas no exame clínico e alguns exames laboratoriais radiológicos, relacionado em especial a febre reumática. Em segundo lugar, não menos importante, sempre manter também uma higiene adequada da higiene oral, da gengiva e dos dentes para evitar uma hiper proliferação de bactérias.”

Uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol, em 2008, mostrou que em bocas que têm sujeira podem existir quase 700 tipos diferentes de bactérias. Os pesquisadores afirmam que 30% das pessoas que têm endocardite morrem a cada ano.