Missões jovens para o coração de todos em Barão de Cotegipe

1539

Há algum tempo, a Pastoral da Juventude protagonizou experiências missionárias em muitas dioceses. Missões Jovens é experiência marcante na Diocese de Erexim. São grandes celebrações da vida! Momentos de amizade, partilha, bênçãos nas casas, celebrações com grupos de famílias e nas comunidades de uma determinada Paróquia.

No início de 2016, de 07 a 10 de janeiro, jovens da Arquidiocese de Passo Fundo e das Dioceses de Vacaria e Erexim, com diversos padres, realizarão Missões Jovens na Paróquia N. Sra. do Rosário de Barão de Cotegipe, cujo pároco é o Pe. Cleocir Bonetti e vigário paroquial, Pe. Jóssi Golembiewski.

O projeto Missões Jovens em Barão de Cotegipe terá como horizonte o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em andamento até o 20 de novembro do ano entrante. Contemplará os lugares de Jesus – Belém, Nazaré, Samaria, Betânia e Jerusalém, com o desejo de ajudar a todos a ter e ser um coração misericordioso, para deixar-se tocar pelo outro profundamente, até as entranhas. O grande símbolo dessa Missão será o coração, lugar da misericórdia, que precisa ser transformado, para ser sempre mais humano, mais bonito. Assim, poderá realizar-se o que o próprio Deus quer dar a cada pessoa, segundo o profeta Ezequiel: “Darei a eles um coração íntegro e colocarei no íntimo deles um espírito novo. Tirarei do peito deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 11,19).

A programação iniciará às 11h do dia 07, quinta-feira, com acolhida, tempo de formação, organização das equipes até o final da tarde. Às 20h30, na igreja do Rosário, haverá missa de abertura, presidida pelo Bispo diocesano, Dom José Gislon.

Nos dias 09 e 10, sexta-feira e sábado, as equipes missionárias sairão para a visita às famílias nas comunidades rurais; às 14h30, haverá celebração em cada comunidade. Às 16h, as equipes retornam para a cidade para visita e celebração nas famílias. No dia 09, às 22h, haverá um show de talentos, com música, cantos e dinâmicas diversas.

No dia 10, às 09h, haverá missa de encerramento na igreja do Rosário. Às 10h30, os missionários terão momento de partilha e mística final. Às 12h, almoço e retorno para suas localidades de origem.