Novo sistema de placas de veículos vai ser implementado a partir de terça no RS

143

A diretoria do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) confirmou, após reunião no final da tarde desta quinta-feira (13), que o novo sistema de placas de veículos, que adota o padrão utilizado no Mercosul, será implementado em todo o Estado a partir da próxima terça-feira (18).

De acordo com o departamento, existe o entendimento de que o número de profissionais capacitados para fabricar as novas chapas é o necessário para atender a demanda.

A data inicial do novo sistema era 1º de dezembro, mas o prazo foi estendido a pedido do diretor-presidente do Detran-RS, Paulo Kopschina. Em entrevista à rádio Gaúcha, no dia 26 de novembro, ele demonstrou preocupação com a capacidade de produção das placas.

CRVA estarão fechados na segunda-feira
Os Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVA) de todo o Estado estarão fechados nesta segunda-feira (17) para preparação do novo sistema. Quem quiser transferir ou emplacar carros terá que procurar esses centros na terça-feira (18).

As novas placas, com o padrão Mercosul, serão obrigatórias para:

Novos emplacamentos
Veículos zero-quilômetro
Transferências de cidades ou de propriedade
Substituições de placas com avaria, que forem roubadas ou furtadas.
O novo modelo é de cor branca, possui quatro letras e três números, além de um “QR” Code, um código digital, para identificação do veículos.