Palestra destaca importância da educação fiscal para estudantes de Severiano de Almeida

69

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Professor Fioravante Lorini, da Vila Mirim, iniciaram neste semestre, as ações do Programa Municipal de Educação Fiscal, em parceria com o programa estadual Nota Fiscal Gaúcha.

E a primeira atividade foi realizada na última semana, quando o consultor Paulo Roberto Sanches palestrou para alunos do pré ao 5º ano.

Além de destacar a importância da educação fiscal, os benefícios do pedido da nota fiscal ao fazer as compras, o retorno gerado através dos impostos aos próprios moradores do município, Paulo também apontou a importância da preservação dos valores dentro das famílias.

Valores como respeito aos pais e professores, a educação entre outros pontos, foram pontuados aos estudantes. O objetivo também foi levar conhecimentos sobre os tributos que são gerados no município, a forma com que são aplicados, a maneira como é gerido o dinheiro público.

Os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, de acordo com o palestrante, podem ser divididos com suas famílias. Os projetos relacionados à Educação Fiscal focam a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade dos gastos públicos têm vista a despertar a consciência do cidadão para acompanhar como são gastos e aplicados os recursos, almejando assim o beneficio de toda a população.

Concorrendo a prêmios

A população de Severiano de Almeida pode concorrer nos sorteios mensais do programa, que acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês. A premiação municipal sorteia mensalmente vales compras no comércio de Severiano de Almeida.

Já os prêmios em nível estadual podem chegar à R$ 300 mil. O Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Estado, que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores.

Para concorrer aos prêmios nos sorteios mensais, tanto estadual, quanto municipal a partir de dezembro, os contribuintes devem realizar o cadastro junto ao programa Nota Fiscal Gaúcha. Para isso, podem se dirigir até a prefeitura e realizar o cadastro, ou então fazê-lo pelo site do Programa, no endereço nfg.sefaz.rs.gov.br.