Por que é tão difícil gostar de exercícios?

147

Apesar dos exercícios físicos promoverem sensação de bem-estar por liberar hormônios que dão sensação de prazer, como dopamina, endorfina e noradrenalina, algumas pessoas não se sentem assim. O pensamento de que o exercício é uma obrigação ou desagradável torna difícil iniciar ou manter uma atividade física.

Confira alguns fatores que podem te impedir de praticar exercícios:

– Falta de disciplina: É preciso ver a prática como uma prioridade, e entender que imprevistos acontecem, mas eles não podem se transformar em algo constante que te impeça de exercitar-se.

– Autossabotagem e preguiça: Tentar criar desculpas para justificar a falha, e só adiar a atividade, é uma forma de autossabotagem: a famosa procrastinação.

– Ansiedade por resultados: Ter metas inalcançáveis em um curto período de tempo pode estar te motivando, é preciso ser realista.

– Não respeitar seu biotipo: Comparar-se com os outros pode aumentar o sentimento de fracasso. É preciso respeitar seu próprio corpo e entender suas limitações.

– Vergonha ou assédio: Algumas pessoas podem se sentir envergonhadas ou passar por episódios de assédios em academias. Espantar a vergonha é um desafio a ser superado.