Prefeito de Três Arroios participa de reunião sobre os HPPs

281

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, participou, na última quinta-feira (7), de uma reunião sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), na sede da Famurs, em Porto Alegre.

O encontro abordou as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios para custear e prestar atendimento à população nos 82 hospitais de pequeno porte (com menos de 30 leitos) do Rio Grande do Sul.

Lideranças argumentam que, se os 82 HPPs existentes hoje no Rio Grande do Sul virem a se transformar em Pronto Atendimento de Urgências (Padu), poderá ocorrer o fechamento de 1.618 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso acontece porque os estabelecimentos não poderão mais internar pacientes, caso não sejam classificados como hospitais.

Prefeitos, dirigentes de entidades representativas da área da Saúde e deputados estaduais subscrevem o requerimento que será entregue ao governador José Ivo Sartori, postulando a anulação da Portaria n.º 064/2018, que trata sobre os HPPs que tiveram o perfil assistencial redesignado Padu.