Produtores de Barra do Rio Azul participam do 2º módulo do curso de Citricultura

79

Um grupo de produtores de Barra do Rio Azul voltado à citricultura está participando do 2º módulo do curso de Citricultura Básica, que acontece no Município nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), na Câmara de Vereadores. Parte do processo de descentralização, o curso é ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) nos módulos 1, 2 e 3, com objetivo de proporcionar mais facilidade aos produtores. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, cumprimentou o grupo e os instrutores e destacou a importância da capacitação. “Esta é uma atividade importante e que tem bom rendimento, sendo ainda mais uma alternativa de renda para a propriedade e com garantia da comercialização da fruta”, avalia.

Esta edição do curso é realizada por meio de uma parceria envolvendo a Emater/RS-Ascar, Cetre, Sicredi, Cresol, Prefeitura de Barra do Rio Azul e Câmara de Vereadores.

O conteúdo teórico e prático é apresentado por um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, integrado por Clair Bertussi, Jair Griebler, Ivonir Biesek e Douglas Dal Piva, sob a coordenação de Nilton Cipriano Dutra de Souza.

Durante os dois dias, são repassadas orientações técnicas sobre a implantação de pomares, cultivo e manejo, com recomendações que vão desde o planejamento, uso de mudas de qualidade, correção do solo, variedades, espaçamento, doenças e pragas, entre outros temas de manejo adequado para se obter um pomar com frutos de qualidade e rentável.

As orientações práticas desta quarta-feira (15) foram repassadas na propriedade do produtor Ademir Antonio Martini. Na quinta-feira (16), será sediada na propriedade do produtor Ari Feranti.

O curso foi acompanhado por Jair Zorzonello e Ricardo Barbieri, do Escritório Municipal de Barra do Rio Azul. O 3º módulo deve acontecer até o final do ano.