Bispos e padres da Diocese de Erexim aprofundam Pastoral Familiar

147

Na Semana Nacional da Família, os Bispos e padres da Diocese de Erexim refletiram sobre a Pastoral Familiar nesta terça-feira, 14, no Centro de Pastoral, em sua terceira reunião anual, com a assessoria do Pe. Edson Pereira, da Diocese de Cachoeira do Sul e assessor regional desta pastoral.

Pe. Edson iniciou sua exposição relatando sua paixão pela Pastoral Familiar e como passou a assessorá-la em sua diocese. Apresentou a organização dela no Brasil e no Rio Grande do Sul e indicou pistas para organizá-la em nível diocesano. Caracterizou-a como um serviço da Igreja e para a Igreja, que integra pastorais, movimentos e trabalhos em favor da família. Seu objetivo geral é promover, formar e articular a evangelização da família. Seus objetivos específicos são promover a família na vida da Igreja, formar agentes qualificados para sua atividade, fortalecer os laços familiares apontando caminhos para o seguimento de Cristo. Citou passagens do Documento de Aparecida, do Papa João Paulo II aos Bispos do Brasil em 1990 e especialmente do Papa Francisco na encíclica Amoris Laetitia a respeito da natureza, necessidade e urgência da Pastoral Familiar em cada Diocese e Paróquia. Falou do perfil do assessor da Pastoral Familiar e apresentou alguns subsídios sobre a mesma.

Outros assuntos tratados na reunião dos padres

– 67ª Romaria de Fátima – Pe. Clair Favreto, coordenador da equipe de liturgia da Romaria Diocesana, apresentou o cartaz da mesma, seu tema, que contempla os leigos e leigas a serviço da vida e da paz, os enfoques de cada dia da novena, com sugestão de padres para as missas de alguns dias e lista para a inscrição de outros. Pe. Valter informou que o Bispo dirigirá ofício aos Prefeitos da região solicitando a bandeira do município para ser colocada na esplanada do Santuário para expressar a integração regional na Romaria.

83ª Romaria da Salette – Pe. Renoir Dalpizol, Reitor do Santuário de Marcelino Ramos, apresentou o cartaz da Romaria Interestadual da Romaria da Salette deste ano, cujo tema é “Salette, ensina-nos a viver a reconciliação e a paz”, ligado ao carisma saletino e à Campanha da Fraternidade deste ano. Agradeceu a colaboração dos padres nas romarias e passou lista para inscrição para ajudar nas confissões no dia 20 de setembro, celebração da aparição da Salette, e nos dias 29 e 30, dias da Romaria.

– Romaria de N. Sra. da Santa Cruz – Pe Alvise Follador, Pároco da Catedral São José, solicitou aos padres ajuda para o atendimento de confissões na 31ª Romaria a N. Sra. da Santa Cruz, no Lajeado Paca, estrada de Erexim a Aratiba, no dia 14 de setembro.

– Encontro Diocesano de Leigos – Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, convidou os padres a organizar a participação de leigos e leigas de cada paróquia no encontro diocesano de encerramento do Ano do Laicato, dia 25 de novembro, das 13h30 às 17h, no Ginásio da URI. Ressaltou que o encontro terá caráter celebrativo e cada delegação paroquial deverá levar a capelinha da Sagrada Família, recebida na abertura deste ano dedicado aos leigos em nível diocesano no dia 26 de novembro passado.

– Encontro de candidatos da região a Deputado Estadual e Federal – Dom José apresentou proposição de encontro com os candidatos locais à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal a fim de ouvi-los sobre seus respectivos projetos para a região. O encontro ficou marcado para o dia 28 deste mês, das 08h30 às 11h, no Seminário de Fátima.

– Catequese de Iniciação à Vida Cristã – Tânia Madalosso, coordenadora diocesana do Setor de Animação Bíblico-Catequética, expôs dificuldade surgida na reunião das coordenadoras paroquiais de catequese dia 06 passado em relação a padrinho ou acompanhante de crismando. Pelo processo de Iniciação à Vida Cristã de espírito catecumenal, prevê-se um “acompanhante” do catequizando que participa de alguns encontros com ele e dos diversos ritos ao longo da catequese. Assim, não se terá mais a figura tradicional do padrinho ou da madrinha que está com o afilhado apenas no dia da crisma e sim este “acompanhante” que está com o crismando em todo o processo de Iniciação à Vida Cristã.

– “Setembro amarelo” – A psicóloga Vanessa Algeri, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde de Erechim motivou os padres a divulgarem a campanha de prevenção ao suicídio e de valorização da vida no mês de setembro, denominado de amarelo. Segundo ela, os dados estatísticos registram 5 a 6 suicídios por 100.000 habitantes em nível mundial, 10 em nível nacional e 14 na região. A campanha é realizada em setembro porque no dia 10 desse mês ocorre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

– Assuntos administrativos – Ildo Benincá, ecônomo da Diocese, com equipe de colaboradores da Cúria, apresentou demonstrativo do dízimo, das contas da Cúria, do Seminário de Fátima e da Pastoral Vocacional. Falou do andamento das obras da Capela da Reconciliação e da captação de recursos para sua construção junto a empresários, a ex-seminaristas e aos que frequentam o Santuário. Deu informações sobre a adaptação de parte do Seminário para os alunos do Curso Propedêutico e dos encaminhamentos para a parte a ser adaptada para o Lar Sacerdotal, destinado ao acolhimento de padres idosos e/ou doentes. Já foi adquirido o elevador, feita a sua infraestrutura e estão sendo levantados orçamentos das diversas etapas das reformas previstas. Ele detalhou também aspectos de exigências legais decorrentes da atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e municipais mediante padronização e racionalização do sistema público de escrituração digital – SPED.

– Nova coordenação da Pastoral Presbiteral e do Fundo de Auxílio Presbiteral – Pe. Cleocir Bonetti coordenou a prestação de contas da coordenação do Fundo de Auxílio Presbiteral de Erexim, FAPE, a eleição de sua nova coordenação e do novo representante diocesano na Comissão Regional de Presbíteros, que formam a equipe de pastoral presbiteral da Diocese. Como representante dos padres no Regional foi eleito o Pe. Dirceu Balestrin, Pároco de Aratiba. Os eleitos para o FAPE foram: Pe. Agostinho Dors, Pároco de Getúlio, como coordenador; Pe. João Dirceu Nardino, de Estação, como vice; Pe. Alvise Follador, da Catedral, como secretário, e Pe. Giovani Momo, do Seminário de Fátima, como tesoureiro.

Relação de comunicações gerais, como Jornada Mundial da Juventude e Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude, encontros de formação para Presbíteros, conclusão do curso para agentes da Pastoral da Esperança e da Consolação e outras completaram a pauta da reunião.

A próxima reunião, com a participação dos diáconos, será no dia 06 de novembro, no Seminário de Fátima.