Sessão Solene dá posse aos novos deputados e instala a 55ª Legislatura do Parlamento Gaúcho

121

Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde desta quinta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020.

Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara tornou-se o 67º presidente do parlamento gaúcho. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, destacou que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal, e que dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado. Como símbolo da sua proposta de uma gestão igualitária, fez seu pronunciamento da mesa da presidência e não da tribuna do plenário.

Mesa Diretora
Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).

A chapa única apresentada, definida por acordo pluripartidário, e recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro.

Despedida
O deputado Marlon Santos (PDT) despediu-se da Presidência e do Parlamento gaúcho. Ele deixou a sessão solene antes do seu final para embarcar para Brasília, onde assume amanhã (1º/2) seu primeiro mandato como deputado federal. Ele fez um agradecimento à bancada do PDT pela sua indicação à presidência, bem como à colaboração dos demais deputados, poderes institucionais e servidores do Legislativo durante as atividades desenvolvidas ao longo de 2018, e desejou êxito ao seu sucessor.

Dirigindo-se aos parlamentares eleitos, em especial aos que estão em seus primeiros mandatos, observou que eles “chegavam a uma Casa dominada pelo bom senso e por acordos intelectualizados, mas, acima de tudo, com uma característica de muita humanidade. Aproveitem este ambiente para um amadurecimento político ainda maior em relação àquele que já trouxeram consigo”.

Sessão Solene
A sessão solene teve início com a execução do Hino Nacional, interpretado pela soprano Cristina Sorrentino com acompanhamento de violino e teclados, e encerrou-se com o Hino Rio-grandense, que também teve a participação do cantor-mirim Vitor Henriques. Durante a solenidade, os 55 deputados prestaram o compromisso regimental, lido pelo primeiro-secretário Edson Brum: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratificou nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. Após o ato da posse, o secretário declarou instalada a 55ª Legislatura.

Após a cerimônia no Plenário 20 de Setembro, o presidente e os integrantes da mesa diretora concederam entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos. Em seguida, todos os parlamentares dirigiram-se ao Vestíbulo Nobre para receber os cumprimentos dos convidados e público presente.

Prestigiaram a solenidade autoridades como o governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o presidente do Tribunal de Contas, Iradir Pietroski, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., e os comandantes da 3ª Região Militar, general Márcio Velloso Guimarães, do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, e da Ala 3 da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Arnaldo Silva Filho.