TRE-RS fará recadastramento biométrico de 83 cidades até 2016

2545

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) iniciou nesta segunda-feira (11) o cadastramento biométrico de eleitores de 12 cidades do Rio Grande do Sul. Ao todo, 83 municípios devem passar pelo processo até as eleições de 2016.

Nesta segunda, o processo foi iniciado em Pinhal, Tiradentes do Sul, Barracão, Boqueirão do Leão, Mampituba, Santo Antônio das Missões, Feliz, Erval Seco, Arroio do Sal, Liberato Salzano, Rolante e Espumoso.

Na terça-feira (12), a revisão do eleitorado inicia em São José do Sul e Selbach. Na quarta, a revisão inicia em Faxinal do Soturno e Nova Palma e, na sexta-feira (15), em Campestre da Serra.

O eleitorado atual destas 17 localidades chega a 105.546 inscritos. O maior contingente está em Rolante, que pertence à 55ª Zona Eleitoral (ZE), com 15.362 eleitores e o menor é o de São José do Sul, vinculado à 31ª ZE, com pouco menos de 2 mil inscritos.

O recadastramento é obrigatório e consiste na coleta da fotografia e da impressão digital dos eleitores, que devem comparecer ao cartório eleitoral munidos de documento oficial de identificação e comprovante de residência.

Até o momento, 186 municípios já passaram por revisão biométrica no Rio Grande do Sul. Segundo a Justiça Eleitoral, o sistema biométrico amplia a segurança no momento do voto, que só é liberado após a identificação eletrônica da digital do eleitor.