Três Arroios decreta situação de emergência devido as fortes chuvas

611

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, decretou situação de emergência devido as fortes chuvas que atingiram áreas urbanas e rurais do Município por volta das 00h30 desta sexta-feira (29), causando enormes prejuízos. Em aproximadamente 30 minutos, choveu 150 mm.

A enxurrada e inundações resultaram em diversos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Na zona rural, bueiros e pontes foram danificados e destruídos, e estradas foram bloqueadas, deixando várias comunidades isoladas. Também foram contabilizados prejuízos nas lavouras. No perímetro urbano, foram registrados alagamentos em diversos estabelecimentos. A água invadiu residências, lojas e prédios públicos, derrubou muros e levou muita lama para a Avenida Felipe Kopps, a principal da cidade.

A Defesa Civil do Estado do RS, através da equipe regional, chefiada pelo coordenador, Capitão Ricardo Matei Santos, e o sargento Miranda estão acompanhando os trabalhos e fazendo o levantamento dos prejuízos, juntamente com a equipe da Administração Municipal. Foram montadas equipes de trabalho para auxiliar os moradores.

Levantamento preliminar divulgado no início da tarde pelo prefeito Lírio Zarichta aponta prejuízos de mais de R$ 2 milhões.

Dados do levantamento preliminar:
– 250 km de estradas danificados;
– 5 pontes danificadas e 2 arrastadas pelas águas;
– 130 bueiros entupidos;
– 35 barreiras nas estradas municipais;
– 30 residências, 22 estabelecimentos comerciais e 3 prédios públicos atingidos;
– Banco Sicredi, clube e salão paroquial e Parque das Termas Três Arroios também atingidos;
– na agricultura, a erosão arrastou plantações de milho e soja.