Unidade Sanitária confirma o oitavo caso de Sarampo em Concórdia-SC; três casos ainda estão sob análise do laboratório LACEN

89

A enfermeira Mara Sampaio, responsável pela Unidade Sanitária da Prefeitura de Concórdia, confirmou mais um caso positivo de Sarampo. Agora, são oito casos confirmados em Concórdia. Outros três casos suspeitos estão sob investigação.

Mara afirma que todos os pacientes evoluíram ao tratamento e estão bem. Todos os pacientes são adultos, segundo os levantamentos feitos pela Unidade Sanitária.

Nesse momento, a orientação é para a vacinação. Para a população até 29 anos é necessário ter duas doses da vacina triviral e dos 29 anos aos 49 anos uma dose. Mara Sampaio afirma que os que ficarem em dúvidas precisam procurar as unidades de saúde de Concórdia para fazer a verificação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte. O sarampo é extremamente contagioso, o vírus se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas.

A transmissão ocorre através da respiração, tosse ou espirros.