Aratiba vive a solenidade de Corpus Christi

392

Nesta quinta feira dia 31 lembramos a solenidade de Corpus Christi. A palavra Corpus Christi em latim significa Corpo de Cristo.

Em Aratiba, os tapetes foram confeccionados pela parte manhã por diversas entidades da comunidade.

A missa aconteceu às 14 h na igreja Matriz São Tiago com transmissão pela Rádio Aratiba e após foi será feita a procissão de Corpus Christi.

Quando iniciou esta comemoração?
A Origem esta no século 13, quando uma freira Agostiniana após algumas visões de Cristo sentiu a necessidade de que a Eucaristia fosse lembrada de uma forma mais solene e pública.

Para sermos mais precisos esta iniciativa se deu a partir do ano 1243 em Liège na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion levou ate seu bispo a ideia de uma celebração para honrar o sacramento da Eucaristia.

O bispo aceitou esta proposta e a partir dai começou a ser celebrado o Corpus Christi.

Por coincidência ou providência este bispo tornou-se o Papa Urbano IV e com isto foi instituída para toda a Igreja em 1264, no dia 8 de setembro, a solenidade de Corpus Christi.

É realizada na quinta-feira por recordar a Quinta-feira Santa, dia da Última Ceia, dia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

A tradição dos tapetes veem de Portugal e teve na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, grande incentivo que se espalhou por todo o Brasil.