Barra do Rio Azul recebe Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista

262

O CTG Rancho da Tradição de Barra do Rio Azul recebeu, neste domingo (14), a Chama Itinerante 2019, que está percorrendo os municípios da região do Alto Uruguai até o mês de setembro, quando será acesa a Chama Crioula, marcando o início dos festejos da Semana Farroupilha.

O evento reuniu autoridades, cavalarianos, peões, prendas e comunidade em geral. A chama foi conduzida pelo CTG Galpão Crioulo de Aratiba e fica no Município de Barra do Rio Azul até o próximo final de semana, de onde seguirá para o CTG Taipa Fronteiriça de Itatiba do Sul. Este ano, em sua 13ª edição, a Chama homenageia Zulmir Sotoriva.

A cerimônia aconteceu pela manhã, com a presença do prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, patrão do CTG Rancho da Tradição, Dionatan Prior, representante da coordenadoria da 19ª Região Tradicionalista, Narcy Maldaner, conselheiro do MTG, Vaneres Rigo, patroa do CTG Galpão Crioulo de Aratiba, Suzete Arnhold, vereadores Jacir de Ré, Evaldo Fiabani, Ivaci Ogrodoski, Ademir Santori e Silvino Madalozo.

Ao meio dia foi servido um gostoso almoço e, à tarde, ocorreu um gaitaço, com a presença de gaiteiros da região.

Chama Itinerante
A Chama Itinerante da 19ª Região Tradicionalista foi instituída no ano de 2006 com objetivo específico de integrar as comunidades municipais e as entidades tradicionalistas da região, com o chamamento aos hábitos e costumes do homem a cavalo, que demarcou as trilhas e caminhos do Alto Uruguai, salientando o civismo de que está impregnada a história étnica da nossa terra.

A condução da Chama Itinerante permite criar um envolvimento de cordialidade e de companheirismo entre as entidades tradicionalistas e as entidades estaduais e municipais, através de suas lideranças e escolas, com o objetivo de manter acesa a Chama do conhecimento da história e das raízes do nosso povo.