Benefícios do chimarrão para a saúde

511

01 – Auxilia na digestão
A constipação intestinal é o mau funcionamento do intestino para empurrar o bolo alimentar e fazer a extração dos nutrientes consumidos na alimentação. As principais causas desse problema são o baixo consumo de fibras e líquidos, além de estresse e falta de exercícios físicos. Como a erva-mate possui propriedades digestivas, ela auxilia no combate dessa constipação, ajudando assim no funcionamento do intestino.

02 – Funciona como diurético
O chimarrão tem propriedades diuréticas que auxiliam no bom funcionamento dos rins, promovendo assim o aumento do fluxo urinário, combatendo a retenção de líquidos e inchaços indesejados. Além do combate a insuficiência renal, pois promove a eliminação de sódio e potássio que em excesso prejudicam o nosso organismo.

03 – Grande fonte de vitaminas
O chimarrão é uma excelente fonte de vitaminas, pois nos seus ingredientes é possível encontrar diversos compostos benéficos para o nosso organismo como a vitamina A, B1, B2, C e E e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio e potássio que auxiliam o nosso corpo de diversas formas como no combate ao envelhecimento precoce e aumentam a disposição física e mental.

04 – Combate o cansaço
Como o chimarrão possui cafeína, o seu consumo combate o cansaço, pois funciona como estimulante do nosso sistema nervoso central e na regeneração das células cerebrais e musculares.

05 – Estimula a prática de atividade física
Devido as suas vitaminas e nutrientes, o consumo do chimarrão estimula a prática da atividade física, pois dá mais disposição, além de aumentar a força muscular, o gasto energético, combater a fadiga promovendo sensação de bem-estar e vigor.

06 – Acelera a regeneração muscular
O chimarrão contém compostos bioativos que são substâncias que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo, auxiliando na saúde e até no combate de doenças como o mal de Parkinson por exemplo.

07 – Fonte de antioxidantes
No chimarrão é possível encontrar uma grande quantidade de antioxidantes, que são substâncias responsáveis por atrasar ou inibir o envelhecimento das células devido ao seu combate aos radicais livres. O organismo humano produz naturalmente antioxidante porém esse fornecimento cai com o passar dos anos, por isso é importante o consumo de alimentos e bebidas ricas nessa substância para retardar o processo de envelhecimento celular.

08 – Combate o colesterol ruim
A glicose em excesso no nosso sangue aumenta o colesterol e pode causar problemas cardiovasculares graves. O chimarrão ajuda a diminuir o nível de glicose no fígado e combate assim o colesterol ruim, além de diminuir a recebimento de açúcar pelo nosso organismo, pois diminui a capacidade da absorção de açúcares.

09 – Benéfico para o coração
Como o chimarrão é um antioxidante poderoso e diminui o acúmulo de açúcar nos órgãos, ele reduz a pressão arterial, pois aumenta o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardíacas.

10 – Regulamento das funções sexuais
Disfunção erétil é um problema que atinge homens de diversas idades e seus fatores principais são estresse e problemas na circulação do sangue. Como o chimarrão auxilia na prática de atividades físicas (o que reduz o estresse) e aumenta o fluxo sanguíneo, ele pode ser usado como um aliado no combate desse mal.