18.2 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralBispo e padres da Diocese de Erexim estiveram reunidos nesta semana

Bispo e padres da Diocese de Erexim estiveram reunidos nesta semana

A segunda reunião ordinária dos padres da Diocese de Erexim foi realizada nesta terça-feira, 16, na sala Dom Cláudio Colling do Seminário N. Sra. de Fátima. Teve como pauta o relato da recente Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, situação de saúde de alguns padres, Romaria de N. Sra. de Fátima deste ano, Pastoral do Dízimo, Infância e Adolescência Missionária, Catequese, assuntos administrativos, comunicações e outros.

Aniversário do Bispo: A reunião coincidiu com o aniversário natalício de Dom Adimir Antonio Mazali. No início do encontro, Pe. Jean Demboski, Pároco da Paróquia N. Sra. do Monte Claro de Áurea e representante dos presbíteros na sua Comissão Regional, saudou o Bispo, lembrando sua nomeação para a Diocese em 15 de abril de 2020, sua ordenação em 20 de junho e o início do seu ministério em Erechim no dia 12 de julho do mesmo ano. Destacou seu trabalho e sua proximidade com os padres nos já 3 anos na Diocese. Entregou-lhe um presente. Dom Adimir agradeceu e afirmou sentir-se feliz e imensamente agradecido a Deus por tudo o que concedeu a ele, um simples agricultor do interior do Paraná, chamado para a missão presbiteral e episcopal.

Relato da 60ª Assembleia Geral da CNBB: Dom Adimir iniciou dizendo ter sido uma experiência única para ele. Foi sua primeira assembleia presencial integral, uma vez que a de 2020 foi online; a de 2021, mista, online e presencial, mas ele estava em Roma no curso para Bispos de recente nomeação; a do ano passado também foi mista. Ele integrou a comissão de atas. Foram 18 atas registrando 22 sessões do evento. Ela ocorreu em Aparecida, SP, de 19 a 28 de abril. Participaram 306 dos 326 Bispos na ativa e 34 dos 157 eméritos. Além das 22 sessões de trabalho, ela teve o retiro, na tarde do dia 22, sábado, e na manhã do dia 23, domingo, orientado pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, esteve com os Bispos nos dez dias da assembleia, sempre à disposição para atender quem desejasse falar com ele ou quem ele convidasse para tratar algum assunto. Para ele, a assembleia é momento marcante na caminhada da Igreja no Brasil, vivida no espírito sinodal e na busca da unidade. A pauta da assembleia incluiu análise de conjuntural social e eclesial; a terceira edição típica do Missal Romano, que passará a ser utilizada a partir do primeiro domingo de Advento deste ano, dia 03 de dezembro; aspectos da Doutrina da Fé; relatório da Presidência nos 4 anos de seu mandato; eleições para os 4 integrantes da Presidência, para as 12 Comissões Episcopais Pastorais, representante e suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-americano, CELAM; cinco delegados e dois suplentes para a assembleia do Sínodo dos Bispos a serem confirmados pelo Papa; regimento da CNBB; a saúde física e mental dos presbíteros; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora – serão redefinidas após a segunda assembleia do Sínodo dos Bispos em outubro de 2024; acordo Brasil e Santa Sé; entreajuda das dioceses para a formação de futuros padres; comunicações dos organismos ligados à CNBB e outros assuntos.

Infância e adolescência missionária: Ir. Geneci Dalmagro, franciscana missionária de Nossa Senhora Auxiliadora, apresentou natureza e histórico desta obra que completa 180 de sua fundação. Assinalando este aniversário, há uma vela que circula nas Arquidioceses e Dioceses nas quais está presente. Ela tem em torno de mil grupos no Brasil e15 na Diocese de Erexim. Apresentou também símbolos, hino, subsídios e o roteiro de circulação da vela dos 180 anos nas Paróquias.

72ª Romaria de Fátima: Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário N. Sra. de Fátima, apresentou o tema e o lema da 72ª Romaria diocesana, no dia 08 de outubro: Vocação: Graça e Missão – “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38), bem como a programação da novena preparatória de 29 de setembro a 07 de outubro. Referiu-se também às atividades comemorativas dos 70 anos do Seminário.

Canto litúrgico: dia primeiro de julho, às 14h, encontro de formação de forma virtual para animadores de canto e músicos das comunidades. Dia 29 de outubro, das 08h30 às 16h, no auditório São José, encontro diocesano presencial de canto litúrgico e aspectos celebrativos.

Catequese: Tânia Madalosso, coordenadora diocesana do Setor, expôs as ações propostas em andamento; processo de iniciação à vida cristã; encontro de catequistas por Área Pastoral, terceira jornada estadual de catequistas dia 27 de agosto em Santa Maria, com 300 vagas para a Diocese, quase preenchidas. No segundo semestre deste ano, de 16 de agosto a 22 de novembro, será realizada a Escola Catequética Diocesana com 130 vagas para as Paróquias.

Pastoral do Dízimo: Pe. Gilson Samuel, Pároco da Paróquia São Pedro de Erexim, coordenador diocesano desta Pastoral, conduziu a avaliação dos encontros de formação sobre o Dízimo com os padres e diáconos, secretárias paroquiais, conselho econômicos e outras lideranças na semana anterior. A iniciativa foi considerada muito positiva. Foi proposta a formação de uma comissão diocesana de Pastoral do Dízimo. Foi também sugerida a inclusão e a disponibilização de alguns recursos no sistema de gestão do Dízimo da Diocese.

Assuntos administrativos: renovação do seguro frota de carros; consórcio solidário para a aquisição de veículos, sistema fotovoltaico de energia com apresentação do investimento feito e sua amortização, retorno de energia para o Seminário e as Paróquias.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments