Eleitores podem escolher demandas principais no RS em consulta popular

840

A consulta popular de 2015, organizada pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), será realizada nesta quarta-feira (19) no Rio Grande do Sul. Em votação, eleitores poderão escolher as demandas mais importantes para o desenvolvimento de sua região. Urnas serão instaladas em todos os municípios, e também é possível votar pela internet.

Cada região escolherá uma demanda de saúde, uma de educação e duas nas demais áreas. As que forem escolhidas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, a ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

Sobre a consulta popular

Dia da votação: 19 de agosto.

Como votar: em urnas presenciais, em todos os municípios do Estado, ou pela Internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br.

Horário: os pontos de votação funcionarão entre as 7h e as 18h, podendo, a critério da Coordenação Municipal, ser ampliado até as 23h. A votação pela internet estará disponível das 7h às 23h59 do dia 19 de agosto, no site www.consultapopular.rs.gov.br.

Quem pode votar: estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Documentos necessários: para votar nas urnas presenciais, é necessária a apresentação do título de eleitor e/ou carteira de identidade. Para votar na Internet, será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um link que estará disponível no próprio ambiente de votação.